Cruzeiro, Flamengo e Grêmio desafiam domínio de Corinthians e Palmeiras no Brasileirão

  • Por Jovem Pan
  • 26/04/2019 11h28 - Atualizado em 26/04/2019 11h30
CBF/ Divulgação

Nos últimos 4 anos, Corinthians e Palmeiras dominaram o Campeonato Brasileiro, com 2 títulos para cada time. Então é natural que novamente eles sejam vistos como favoritos ao título da principal competição nacional. Mas em 2019 a dupla paulista terá grandes adversários pela frente, principalmente Cruzeiro, Flamengo e Grêmio.

O Cruzeiro vive a melhor fase entre todos times do Brasil atualmente: ainda não perdeu em 2019, foi campeão mineiro, venceu todos jogos na Libertadores e possui um elenco cheio de astros (Fábio, Dedé, Rodriguinho, Fred e companhia), além de um técnico que está no clube há quase 3 anos, Mano Menezes.

Flamengo e Grêmio foram mais irregulares. Os 2 times tiveram dificuldades na Copa Libertadores, tanto que não estão com a classificação garantida às oitavas de final. Mas foram campeões estaduais e contam com elencos potentes. O time rubro-negro contratou jogadores que ainda estão se encaixando. Já a equipe tricolor está renovando o time que foi campeão da Copa Libertadores de 2017, com jovens das categorias de base e reforços. Quem conseguir essa adaptação mais rápida terá as maiores chances de título no Brasileirão.

Para desafiá-los, Corinthians e Palmeiras precisam superar problemas semelhantes: os dois times priorizam demais a defesa e ainda não encontraram as soluções ideais para o ataque, por isso mostram um futebol pouco convincente.

O Timão foi campeão paulista, mas logo depois já fez autocríticas, sabendo que precisa evoluir para buscar títulos mais importantes. A vitória contra a Chapecoense, pela Copa do Brasil, deu dicas de mudanças que o técnico Fábio Carille pode fazer. Até o atacante Boselli destacou o que precisa ser feito. Veremos no Brasileirão se Carille conseguirá mexer nisso com sucesso.

O Palmeiras tenta defender o título de 2018 diante de todos esses adversários e também precisa ajustar o setor ofensivo. Os centroavantes Borja e Deyverson seguem com atuações criticáveis. E mesmo o setor de criação ainda não está totalmente ajustado. Mas o elenco tem muitas peças para Felipão buscar o 11º título da história palmeirense no Brasileirão.

Outros paulistas

Santos e São Paulo não são tão badalados quanto os rivais, mas também possuem características quem podem colocá-los na briga pelo título. O Tricolor mostrou muitos defeitos no Campeonato Paulista, mas cresceu com os jovens de Cotia e aposta que as chegadas de Tchê Tchê e Alexandre Pato, junto com o tempo de trabalho para Cuca, possam elevar a qualidade do time. O longo jejum de títulos (desde 2012) e o alto investimento em reforços criam pressão no Morumbi.

Na Vila Belmiro a principal esperança está personificada no técnico Jorge Sampaoli. A diretoria deu reforços importantes para ele, mas o elenco ainda tem carências e perderá um dos principais jogadores, Rodrygo, em breve. Então a qualidade do técnico argentino, que já foi demonstrada no Campeonato Paulista, terá que brilhar, para o Peixe sonhar com o título.

Surpresas

O Campeonato Brasileiro é mais equilibrado do que a maioria dos torneios pelo mundo, então outros times podem surpreender. Athletico, Atlético-MG, Inter podem entrar na briga pelo título também, mas neste momento não são candidatos.

Luta contra o rebaixamento

Pelo menos 7 times entram no Campeonato Brasileiro sonhando apenas com a permanência na Série A: Avaí, Bahia, Ceará, Chapecoense, CSA, Fortaleza e Goiás possuem potencial para conseguir algo mais, mas se não caírem para Série B, já terão uma ótima temporada.

Além deles, 3 times cariocas geram muitas dúvidas e até podem entrar na briga contra o rebaixamento também. O Fluminense de Fernando Diniz ainda não se encaixou perfeitamente e tem alternado bons e maus momentos. Já Botafogo e Vasco demitiram técnicos depois de decepções no Campeonato Carioca e vão começar tudo de novo.