Alemanha: autoridade sanitária critica ideia de testar jogadores para retomar futebol

  • Por Jovem Pan
  • 21/04/2020 19h11
  • BlueSky
Divulgação BVB Autoridades do futebol alemão sugeriram testes em atletas e comissões técnicas para retomar futebol; órgão sanitário do país discorda

As entidades do futebol alemão sugeriram testar todos os jogadores para que o futebol do país pudesse ser retomado. A proposta, porém, foi muito criticada por uma importante autoridade sanitária do país. O vice-presidente do Instituto Roberto Koch, centro nacional de controle de doenças do país, Lars Schaade, declarou que os atletas não deveriam ser “beneficiados” em detrimento de outras parcelas da sociedade.

Os organizadores da liga alemã trabalham com a possibilidade de fazer testes para que os jogos voltem, anda que com os portões fechados, em maio. “Não entendo por que certas parcelas da população devem ser rotineiramente rastreadas”, disse Schaade, afirmando que preferiam que os exames estivessem focados em pessoas que apresentam sintomas ou que estejam ligadas de alguma forma ao vírus.

Os clubes estão ansiosos para o retorno dos campeonatos para minimizar as perdas financeira, mas há um cenário de forte oposição política, embora os governantes da Renânia do Norte-Vestfália e da Baviera tenham defendido a retomada em 9 de maio, e até de torcedores.

Ainda sim, parece que o campeonato é o que está mais perto de voltar entre as principais ligas europeias. Uma reunião para discutir o tema, que ocorreria na semana passada, foi adiada para a próxima quinta. Os clubes já retornaram aos treinos, ainda que em pequenos grupos, por causa das regras de distanciamento social.

A experiência com portões fechados, porém, não foi tão boa como o esperado. Em 11 de março, o Borussia Mönchengladbach venceu o Colônia por 2 a 1, em casa, de portões fechados. Ao redor do estádio, a torcida se aglomerou – dois dias depois, o Campeonato Alemão foi suspenso.

* Com Estadão Conteúdo

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.