Jovem Pan
Publicidade

Clubes espanhóis poderão retomar treinos em grupo a partir de segunda

Messi durante treinamento do Barcelona

Apesar de algumas partes da Espanha ainda estarem com restrições rígidas de quarentena por causa do coronavírus, os clubes do campeonato nacional poderão começar a realizar treinos em grupo na próxima semana.

Publicidade
Publicidade

Em Madri e Barcelona, as medidas de afrouxamento não foram autorizadas e o confinamento continua, como em grande parte do país, mas Real Madrid e Barcelona conseguiram autorizações para começar a retomar o trabalho.

Segundo a LaLiga, na segunda-feira, todos os jogadores podem começar a participar de treinos em pequenos grupos, independentemente da fase de isolamento em suas regiões. Até então, só eram permitidos treinos individuais.

O governo nacional vem diminuindo gradualmente as restrições adotadas em meadas de março por causa da pandemia, com diferentes níveis de acordo com a região. Por isso, teoricamente, equipes de Madri e Barcelona não teriam permissão para iniciar os treinamentos em grupos se o governo não tivesse criado exceções.

Times de regiões com maiores restrições poderão fazer atividades com até dez jogadores juntos, enquanto clubes de cidades com menos restrições podem dividi-los em grupos de até 14 atletas. As equipes nessas regiões também poderão usar até 50% das suas instalações. Os times restantes só poderão usar até 30% das instalações. Os árbitros também podem voltar a treinar.

As diretrizes rígidas precisam ser seguidas por clubes e jogadores durantes os treinamentos. Atletas, funcionários, membros das comissões técnicas e todos os envolvidos devem ser testados para covid-19. Nos exames preliminares, cinco jogadores da primeira e segunda divisão testaram positivo.

A liga quer retomar o campeonato em 12 de junho com estádios sem torcidas. Os jogos estão paralisados desde 14 de março. Quase 30 mil pessoas morreram vítimas da covid-19 no país.

* Com Estadão Conteúdo

Publicidade
Publicidade