Como estava o Campeonato Alemão antes da paralisação por Covid-19

  • Por Jovem Pan
  • 07/05/2020 13h40 - Atualizado em 07/05/2020 13h42
Ronald Wittek/EFEO Bayern venceu o Schalke por 5 a 0

A Liga de Futebol Alemã (DFL) informou que o campeonato nacional será retomado a partir do dia 16 de maio, tendo o famoso clássico entre Borussia Dortmund x Schalke 04 como principal atração. Mas como estava a Bundesliga antes da paralisação provocada pela pandemia do novo coronavírus?

Há dois meses, os clubes alemães disputaram a 25ª rodada do torneio e entraram na quarentena faltando apenas nove partidas a serem disputadas no torneio – as exceções são Eintracht Frankfurt e Werder Bremen, que possuem um jogo a menos.

Após um mau início, O Bayern de Munique se recuperou, emplacou nove duelos sem perder e assumiu a liderança com 55 pontos. Atrás do time bávaro, estão Borussia Dortmund (51), RB Leipzig (50), Borussia Monchengladbach (49), que completam a zona de classificação para a próxima Champions League.

Na tabela atual, Bayer Leverkusen (47) e Schalke 04 (37) estão garantindo vaga na Europa League. Wolfsburg (36), Freiburg (35), Hoffenheim (35), Colônia (32) e Union Berlin (30) também estão na disputa.

Já na zona de rebaixamento, encontram-se Paderborn (16) e Werder Bremen (18), os últimos do torneio. O Fortuna Düsseldorf (22), atualmente, é o 16º colocado, posição que o obrigaria a disputar um mata-mata com o terceiro colocado da 2ª divisão para definir a permanência. Mainz (26), Augsburg (27), Hertha Berlin (28) e Eintracht Frankgurt (28) também estão em situações perigosas.

ARTILHARIA

Em grande fase na temporada, Robert Lewandowski é o goleador do torneio, com 26 gols marcados. O atacante do Bayern de Munique estava machucado no momento da suspensão do campeonato, mas já está apto para retornar aos gramados.

Atrás de Lewandowski, está o jovem Timo Werner, do RB Leipzig, com 21 tentos no Campeonato Alemão. Sensação do torneio, ele parece ser o único capaz de tomar a artilharia do polonês. Jadon Sancho, outra joia da competição, é o terceiro na tabela, com 14 gols.

O atacante do Borussia Dortmund ganhou em janeiro a companhia de Erling Haaland, que já marcou 9 gols no torneio e virou trunfo do time aurinegro.

MELHOR GARÇOM  

Até o momento, Thomas Muller é o atleta que mais contribuiu com assistências no Alemão. Depois de um começo de temporada irregular, o meia-atacante se firmou como titular e deu 16 passes para gols, mais do que Sancho (15), e Nkunku, RB Leipzig, com 12.

Em ambos quesitos, o melhor brasileiro do torneio chama-se Philippe Coutinho. Emprestado pelo Barcelona, ele tem 8 gols e 6 assistências, mas ainda não caiu nas graças da torcida.