Coutinho, Paulinho, Raffael… Conheça todos os brasileiros do Alemão
O Campeonato Alemão será o primeiro grande torneio a retornar em meio à pandemia de Covid-19. A partir do próximo sábado (16), a bola volta a rolar na liga que tem dez brasileiros em ação, sendo Philippe Coutinho, do Bayern de Munique e da seleção brasileira, o mais consagrado.
A Bundesliga, no entanto, conta com outros nove jogadores de nacionalidade brasileira. Matheus Cunha, da seleção olímpica, é o mais promissor. Já Raffael, do Borusia Monchengladbach, é o que está há mais tempo na Alemanha.
Abaixo, a Jovem Pan lista todos brasileiros para você ficar de olho na retomada do Alemão.
PHILIPPE COUTINHO (BAYERN DE MUNIQUE)
Coutinho é o mais conhecido entre os brasileiros. Revelado no Vasco, o meio-campista brilhou no Liverpool por algumas temporadas até ser vendido ao Barcelona em 2017, transformando-se na negociação mais cara da história do futebol. Em campo, no entanto, armador não rendeu o esperado e acabou sendo emprestado para o Bayern de Munique.
No time bávaro, Coutinho segue decepcionando seu fãs. Mesmo sendo testado em diversas posições e ganhando sequência, o camisa 10 contabiliza apenas 9 gols e 8 assistências em 32 partidas disputadas.
Antes da paralisação, Coutinho até retomou o status de titular, mas seguiu sem entregar o esperado. A imprensa alemã e a espanhola dão como certo o retorno do jogador ao Barcelona, no final da temporada europeia.
WENDELL (BAYER LEVERKUSEN)
Wendell é o lateral-esquerdo titular do Bayer Leverkusen, atual quinto colocado do Alemão, com oito pontos a menos que o líder Bayern de Munique. O brasileiro possui características de jogo ofensivas e também é utilizado como ala quando o treinador prefere atuar com um esquema de três zagueiros.
Revelado pelo Londrina, Wendell ganhou projeção no Brasil com a camisa do Grêmio, time que o vendeu ao Leverkusen por 6,5 milhões de euros, em 2014. Em entrevista à Jovem Pan, em outubro de 2019, Wendell afirmou que foi mais difícil marcar o holandês Arjen Robben do que Messi, CR7 e Neymar.
PAULINHO (BAYERN LEVERKUSEN)
Companheiro de Wendell no Leverkusen, Paulinho é mais conhecido pelo público brasileiro. Cria do Vasco, o atacante rumou para a Alemanha em julho de 2018. Na atual temporada, o jovem de 19 anos recebeu 12 oportunidades, marcou 3 gols e deu 1 assistência.
A melhor apresentação de Paulinho no time Bayer aconteceu no penúltimo confronto antes da paralisação. Na partida contra o Eintracht Frankfut, ele foi às redes duas vezes e deu um passe para gol na goleada por 4 a 0.
MATHEUS CUNHA (HERTHA BERLIN)
Atacante da seleção olímpica, Matheus Cunha tem apenas 20 anos de idade, mas já está no seu segundo time alemão. Comprado pelo RB Leipzig em 2018, o centroavante até mostrou sua qualidade, mas estava sofrendo com a concorrência.
Assim, Matheus Cunha aceitou a proposta do Hertha Berlin e foi adquirido pelo atual 13º colocado da Bundesliga em janeiro deste ano. Recém-contratado, ele realizou apenas 4 partidas, mas já anotou 2 gols e 1 assistência. Seu objetivo, agora, é ajudar o time da capital a se manter na elite do futebol local.
RAFFAEL (BORUSSIA MONCHENGLADBACH)
Raffael é uma entidade do futebol alemão. Há sete anos no Borussia Monchengladbach, o atacante também tem passagem por Hertha Berlin e Schalke 04. Aos 35 anos, Raffael não está sendo muito utilizado na atual temporada. Ao todo, ele soma 9 partidas e nenhum gol ou assistência na equipe que é a quarta colocada do torneio.
WILLIAM (WOLFSBURG)
Revelado pelo Internacional, William apareceu como uma das grandes promessas da lateral direita em 2015. Dois anos depois, ele foi comprado pelo Wolfsburg e permaneceu atuando em alto nível.
Nesta temporada, William era dono da posição até sofrer uma grave lesão no joelho. Mesmo com a paralisação no futebol, o brasileiro segue em recuperação.
JOÃO VICTOR E PAULO OTÁVIO (WOLFSBURG)
O Wolfsburg, 7º colocado do Alemão, tem mais dois brasileiros no seu elenco. O atacante João Victor, revelado pelo Palmeiras, costuma jogar pelas beiradas do campo e frequenta a equipe titular, tendo 31 partidas disputadas na temporada, com 4 gols e 3 assistências.
Já o lateral-esquerdo Paulo Otávio, formado nas categorias de base do Athletico-PR, costuma ficar no banco de reservas do Wolfsburg. No Brasil, ele também passou por PSTC, Coritiba, Santo André, Paysandu e Tombense.
IAGO (AUGSBURG)
Iago é outro lateral oriundo da base do Internacional que joga na Alemanha. No Augusburg desde o início da temporada, o brasileiro fez apenas 8 jogos, mas já contribuiu com um gol e uma assistência. O seu principal objetivo nesta retomada é ajudar a salvar o time do rebaixamento.
LUCAS RIBEIRO (HOFFENHEIM)
Lucas Ribeiro, de 21 anos, é zagueiro central do Hoffenheim. Vendido pelo Vitória na temporada passada, o defensor é uma das últimas opções para o setor. No Alemão 2019/20, ele esteve em campo por apenas 63 minutos em duas partidas, marcando um gol.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.