Fifa adia definição sobre novas datas do remodelado Mundial de Clubes

  • Por Jovem Pan
  • 18/03/2020 16h59
Ennio Leanza/EFE Gianni Infantino é o atual presidente da Fifa Gianni Infantino é o atual presidente da Fifa

A Fifa anunciou nesta quarta-feira que deixará para outro momento a decisão das datas da disputa do remodelado Campeonato Mundial de Clubes, que estava marcado para acontecer entre junho e julho de 2021, na China.

O período que estava reservado para o torneio foi cedido pela federação internacional para que Uefa e Conmebol remarcassem a Eurocopa e a Copa América, respectivamente. As competições aconteceriam neste ano, entre 12 de junho e 12 de julho.

Nesta quarta-feira, o Conselho da Fifa se reuniu de maneira não-presencial para abordar as questões relacionadas ao novo coronavírus e decidiu, por unanimidade, incluir no calendário internacional as novas datas das duas competições continentais de seleções.

Na última terça, a Fifa já havia se manifestado de acordo com o adiamento de Eurocopa e Copa América e anunciou que o Mundial de Clubes, que passará a ter 24 participantes, aconteceria em 2022 ou 2023.

Na reunião do Conselho, ficou definida a criação de um grupo de trabalho com as seis confederações continentais, que será responsável por estudar a evolução da situação e que trabalhará para a formatação do calendário de competições, as transferências de jogadores e a criação de um fundo de apoio financeiro.

O objetivo da Fifa é garantir “soluções globais apropriadas” para as competições em todos os níveis. Além disso, a entidade pretende introduzir emendas no regulamento para o Estatuto e Transferência de Jogadores, que visam proteger clubes e jogadores, além de ajudar períodos de janelas de registros.

Outra medida aprovada se refere a um “potencial fundo de apoio”, diante do impacto econômico gerado por uma pandemia do coronavírus em cada continente.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.