Jovem Pan
Publicidade

Real Madrid garante vaga na Liga dos Campeões, mas perde para Rayo Vallecano

Adrián Embarba comemora único gol do jogo

Em partida válida pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol, o Real Madrid perdeu para o Rayo Vallecano por 1 a 0 neste domingo, fora de casa, nos arredores de Madri, e voltou a decepcionar no final da temporada 2018/2019. Adri Embarba fez o gol da vitória dos mandantes, de pênalti. A infração foi marcada após revisão do árbitro de vídeo (VAR).

Publicidade
Publicidade

Com o resultado, o time da casa sobe para a vice-lanterna da competição com 31 pontos, um a mais que o Huesca. Propriedade do ex-atacante brasileiro Ronaldo, o Valladolid abre a zona de rebaixamento, com 35. Celta, Levante e Girona aparecem logo acima da degola, com 37. Na próxima rodada, o Rayo Vallecano visita o Levante, no sábado.

Já o Real Madrid se mantém em terceiro com 65 pontos, já garantido na próxima Liga dos Campeões da Europa após as derrotas de Getafe e Sevilla, que jogaram mais cedo. Após a saída de Cristiano Ronaldo para a Juventus, o time merengue terminará a temporada sem nenhuma conquista, o que não acontecia desde 2014/2015. Foi eliminado para o Ajax nas oitavas de final do torneio continental, não foi para a final da Copa do Rei e ficou longe de disputar o título do Campeonato Espanhol com o Barcelona, já campeão.

No confronto deste domingo, o Real Madrid jogou mal e teve o goleiro belga Thibaut Cortouis como seu maior destaque. Já o meia croata Luka Modric, eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa na última temporada, foi mal na partida. Aos 28 minutos do segundo tempo, o vice-campeão da Copa do Mundo de 2018 foi substituído por Isco.

O lance decisivo da partida aconteceu aos 21 minutos da etapa inicial. O zagueiro Jesus Vallejo puxou a camisa de Javi Guerra dentro da área do Real Madrid, mas o juiz González Fuertes não marcou nada. Após a conclusão da jogada seguinte, o árbitro de vídeo (VAR) foi acionado para revisar o puxão do defensor merengue e a penalidade foi marcada. Embarba chutou no canto direito e abriu o placar para o Rayo Vallecano.

O VAR seria fundamental em outra ocasião do jogo deste domingo. Mariano recebeu de Bale e bateu por cobertura para empatar para o Real Madrid. Na revisão, porém, foi constatado que o autor do gol estava em posição de impedimento.

No final, a equipe merengue tentou buscar o empate, mas o Rayo Vallecano foi competente para sustentar a vantagem. Com a derrota, o Real Madrid fica com um retrospecto de apenas duas vitórias no últimos cinco confrontos.

Caso vença os próximos três jogos, o Real Madrid terminará o campeonato com 74 pontos, marca que o rival Atlético de Madrid detém neste momento. O clube merengue tenta melhorar a sua campanha para superar a estatística da temporada 2005/2006, quando terminou o torneio com 70 pontos. Na próxima rodada, os comandados do técnico francês Zinedine Zidane recebem o Villarreal, no domingo.

Outros jogos

Em outra partida da 35.ª rodada neste domingo, o Getafe perdeu para a Real Sociedad por 2 a 1, fora de casa. De pênalti, o brasileiro Willian José abriu o placar para os donos da casa. O centroavante ainda cruzou para Mikel Oyarzabal ampliar; Samu Saiz descontou para os visitantes. Apesar da derrota, o Getafe segue na quarta posição, última da zona de acesso à Liga dos Campeões, com 55 pontos.

Com a mesma pontuação, mas atrás pelo confronto direto, o Sevilla desperdiçou a oportunidade de ultrapassar o adversário na briga pela vaga no torneio continental. A equipe da Andaluzia também perdeu fora de casa para o Girona, por 1 a 0. Cristian Portu fez o único gol da partida, garantindo o triunfo para o time mandante, que está agora na 17.ª posição com 37 pontos, a dois da zona de degola. O clube da Catalunha vinha de seis derrotas e conquistou a sua primeira vitória em casa após seis meses.

Falando em rebaixamento, o lanterna Huesca também entrou em campo neste domingo. A equipe visitou o Villarreal e ficou no empate por 1 a 1. De letra, Pablo Fornals abriu o placar para os anfitriões, mas Ezequiel Ávila igualou para os visitantes. Com o resultado, o Huesca chegou aos 30 pontos. Já os mandantes foram a 40 e estão no 14.º posto. Ainda há nove pontos em disputa no Campeonato Espanhol.

No outro jogo da rodada, o Valencia recebeu o Eibar e perdeu por 1 a 0. O atacante brasileiro Charles, que iniciou a carreira em Portugal, faz o gol da vitória dos visitantes, que está em 10.º com 43 pontos. Apesar da derrota, os donos da casa se mantém na sexta posição, com 52. O time de Valência também está na final da Copa do Rei, na qual enfrenta o Barcelona no dia 25 de maio, no estádio do Betis, em Sevilha.

Com Estadão Conteúdo

Publicidade
Publicidade