Jovem Pan
Publicidade

Mata-mata de peso: Libertadores seguirá com 6 brasileiros, 6 argentinos e 35 títulos

O Palmeiras venceu o Boca Juniors por 2 a 0 na última quarta-feira, na Bombonera

Acabou a fase de grupos da Copa Libertadores nesta quinta-feira (25) e todos classificados estão definidos. A partir das oitavas de final, com certeza veremos muitos confrontos de peso. Isso porque 16 times de muita tradição se classificaram. São 6 brasileiros, 6 argentinos, 2 paraguaios, 1 colombiano e 1 chileno, que juntos já conquistaram 35 títulos nas 58 edições da Libertadores.

Publicidade
Publicidade

Os confrontos entre eles só serão definidos em um sorteio, que será realizado no dia 4 de junho. Os primeiros colocados de cada grupo só poderão enfrentar os segundos colocados das chaves. E por isso certamente teremos confrontos entre equipes brasileiras e argentinas. Afinal, entre 8 líderes, 5 são times do Brasil. E entre os 8 segundos colocados, 5 são da Argentina.

Também existe a possibilidade de um grande clássico entre times brasileiros. O Flamengo ficou em segundo lugar na chave e portanto pode enfrentar Palmeiras, Grêmio, Cruzeiro, Corinthians e Santos. Seria um confronto tradicional contra qualquer um deles.

Apenas 3 times classificados nunca foram campeões da Libertadores. Mas dois deles, os paraguaios Cerro Porteño e Libertad, podem ser considerados tradicionais, pois disputam a competição com frequência e já fizeram boas campanhas. A única grande novidade é a presença do Atlético Tucumán, clube emergente da Argentina.

Veja quais foram as melhores campanhas da fase de grupos e quantos títulos de Libertadores cada time classificado tem:

Líderes:
1º Palmeiras (1 título)
2º Grêmio (3)
3º Libertad (0)
4º River Plate (3)
5º Cruzeiro (2)
6º Corinthians (1)
7º Atlético Nacional (2)
8º Santos (3)

Vice-líderes:
1º Cerro Porteño (0)
2º Racing (1)
3º Flamengo (1)
4º Independiente (7)
5º Atlético Tucumán (0)
6º Boca Juniors (6)
7º Estudiantes (4)
8º Colo Colo (1)

Publicidade
Publicidade