Defesa do Palmeiras exibe números que chamam atenção e afasta desconfiança

  • Por Jovem Pan
  • 04/04/2018 14h59
Palmeiras/Divulgação Thiago Martins fez gol após rebote de cabeceio de "Tonhão"

No começo de 2018, a principal desconfiança sobre o elenco do Palmeiras era sobre a defesa. Yerry Mina, principal zagueiro, foi negociado e ninguém chegou para substituí-lo. Edu Dracena se lesionou. Era difícil até apontar os novos titulares. Mas o técnico Roger Machado deu confiança para dois jovens e conseguiu números que impressionam. Thiago Martins (23 anos) e Antônio Carlos (25) estão seguros atrás e até participaram de um dos gols do Palmeiras nesta terça-feira (3), na vitória contra o Alianza Lima, pela Copa Libertadores.

O que mais chama atenção é que o Palmeiras tem sofrido pouquíssimos gols. Nos últimos 10 jogos, a equipe sofreu apenas 3. E um deles foi na partida contra o São Caetano, em que os titulares foram poupados. Luan e Juninho começaram jogando naquela oportunidade.

Portanto Thiago e “Tonhão”, como é conhecido Antônio Carlos dentro do elenco, só sofreram gols no clássico contra o Santos, no segundo jogo da semifinal do Campeonato Paulista. A equipe foi derrotada por 2 a 1, mas conseguiu a classificação nos pênaltis.

Mesmo se levarmos em conta os números de toda temporada, o aproveitamento defensivo também chama atenção: até agora foram 10 gols sofridos em 19 jogos. É como se o Palmeiras levasse apenas um gol a cada duas partidas. Em 2017, com Mina no elenco, o time levou 15 gols nos primeiros 19 jogos.

Mas é claro que esse desempenho defensivo não acontece só por causa dos zagueiros. O técnico Roger Machado elogiou a participação dos meias e atacantes na marcação: “temos um ataque que faz um jogo de pressão para roubar a bola perto do gol, ou permitir que a bola seja quebrada para frente, e a gente disputando a primeira com nossos zagueiros, que são bons no alto, para ficar com a bola na segunda disputa”.

Além disso, é justo destacar as boas atuações do goleiro Jailson. Mesmo com Fernando Prass e Wéverton como opções no elenco, ele conseguiu provar que é a melhor escolha para o time titular. Tem feito defesas decisivas e virou um dos melhores jogadores do Campeonato Paulista até agora.