Semifinais da Libertadores têm times que melhoraram após saída de Roger Machado

  • Por Jovem Pan
  • 23/10/2018 16h20
César Greco/Agência Palmeiras/DivulgaçãoRoger Machado saiu do Palmeiras após derrota para o Fluminense e desde então o time não perdeu no Brasileirão

As semifinais da Copa Libertadores vão começar nesta terça-feira (23) e contam com times brasileiros que possuem um passado em comum: tanto Palmeiras quanto Grêmio foram treinados por Roger Machado e evoluíram depois que ele saiu.

O técnico treinou Grêmio de maio de 2015 até setembro de 2016. De uma forma geral, o trabalho dele foi positivo, pois o time apresentou um bom desempenho na maior parte do tempo, priorizando a posse de bola no ataque e organização defensiva moderna. Mas ele saiu sem nenhum título.

Renato Gaúcho assumiu o time na sequência e foi campeão da Copa do Brasil de 2016. Por um tempo foi dito que ele estava conseguindo sucesso por causa do “legado de Roger Machado”, já que o time ainda mostrava algumas características do trabalho do técnico anterior.

Mas aos poucos isso mudou. E o sucesso continuou, tanto que o Grêmio venceu a Copa Libertadores de 2017. Agora, semifinalista da competição novamente, o Tricolor já tem toda cara e mérito de Renato. Vai enfrentar o River Plate nesta terça-feira (23), às 21h45 (de Brasília).

Em 2017, Roger teve passagem irregular pelo Atlético-MG. Após isso, só voltou a trabalhar em 2018, justamente pelo Palmeiras. E apesar de alguns bons resultados, como o vice-campeonato paulista e a melhor campanha da Libertadores na fase de grupos, foi demitido após a Copa do Mundo, por causa dos resultados medíocres no Brasileirão.

Felipão foi contratado para substituí-lo e fez o time evoluir imediatamente. Desta vez houve uma grande mudança no estilo de jogo, então nem é possível falar de um “legado de Roger Machado”. O Verdão passou a priorizar a defesa e apostou em um ataque mais simples e objetivo. Assim a equipe chegou a 15 jogos sem perder no Campeonato Brasileiro e vai enfrentar o Boca Juniors na semifinal da Libertadores. A partida será na quarta (24), às 21h45.

A Jovem Pan tentou entrevistar Roger Machado para falar sobre os trabalhos no Palmeiras e no Grêmio, mas ele alegou que não se sente confortável para comentar o assunto neste momento.