Primeiro turno da Copa Libertadores tem 3 brasileiros na liderança e 2 ameaçados

  • Por Jovem Pan
  • 05/04/2019 09h50
Divulgação/ Conmebol7 times brasileiros estão buscando o troféu da Libertadores

O 1º turno da fase de grupos da Copa Libertadores acabou nesta semana, pois agora todos times já se enfrentaram uma vez. E depois de 3 partidas, os brasileiros vivem situações bem diferentes: 3 estão na liderança das respectivas chaves, 2 estão na 2ª colocação e outros 2 correm sério risco de eliminação.

Líderes: Inter, Cruzeiro e Athletico

O Inter somou 7 pontos no Grupo A e está na frente de Palestino-CHI (4), River Plate (3) e Alianza Lima-PER. Agora o Colorado jogará em casa contra o time chileno e, se vencer, pode garantir a vaga nas oitavas de final. Depois a equipe enfrentará River e Alianza fora de casa.

O Cruzeiro está sobrando no Grupo B, que já se desenhava tranquilo desde o sorteio. Deportivo Lara-VEN (4), Emelec (2) e Huracán (1) devem brigar apenas pela 2ª vaga. O time mineiro ainda jogará duas vezes em casa, contra Huracán e Emelec.

O Athletico conseguiu uma vitória imponente contra o Boca Juniors, nesta semana, e por isso assumiu a liderança Grupo G. O time argentino está com 4 pontos, mesma pontuação do Tolima – o Boca tem melhor saldo de gols. Já o Jorge Wilstermann ficou para trás, com apenas 2 pontos.

Na 2ª posição: Flamengo e Palmeiras

O Fla perdeu o jogo e a liderança do Grupo D para o Peñarol-URU, nesta quarta-feira (3). Ambos têm 6 pontos, mas o time uruguaio conseguiu um saldo de gols melhor. LDU-EQU (4) e San José-BOL (1) tentam complicar a situação do Rubro-Negro, que ainda jogará duas vezes fora de casa. A única partida no Rio de Janeiro será na próxima rodada, contra o time boliviano.

No Grupo F o Palmeiras também está em 2º lugar, mas com uma situação um pouco mais favorável. Também tem 6 pontos e está atrás do San Lorenzo-ARG, que tem 7. Mas o Verdão fará 2 jogos em casa, contra Junior-COL (que tem 0 ponto) e o próprio San Lorenzo na última rodada. Em 3º lugar está o Melgar-PER, com 4.

Ameaçados: Atlético-MG e Grêmio

O Galo perdeu 2 jogos seguidos e sofreu para vencer o Zamora-VEN nesta semana. Agora está em 3º lugar no Grupo E, fora de zona de classificação. Na frente estão Cerro Porteño-POR (9) e Nacional-URU (6). O lanterna é o time venezuelano, que não pontuou ainda. O Atlético-MG só jogará mais uma vez em casa, contra o Nacional, na 5ª rodada. Tem tudo para ser um confronto decisivo na briga pela 2ª vaga.

O Grêmio caiu em uma chave difícil e é o pior time entre todos brasileiros, pois somou apenas 1 ponto até agora. Os líderes do Grupo H são Libertad-PAR (9) e Universidad Católica-CHI (6). O time gaúcho só escapa da lanterna porque tem um gol de saldo a mais que o Rosario Central. Pelo menos o Tricolor terá duas chances de se recuperar em casa, contra Rosario (4ª rodada) e Católica (6ª rodada). Mas provavelmente será necessário buscar a vitória nas 3 rodadas finais.