De Ronaldinho ao ‘cheirinho’, veja 7 curiosidades sobre o novo goleiro do São Paulo

  • Por Jovem Pan
  • 26/12/2018 11h13
Divulgação Tiago Volpi é tratado como ídolo no México

A contratação de Tiago Volpi foi uma grande surpresa para o torcedor do São Paulo, afinal o goleiro não é conhecido pela maioria dos torcedores. A carreira dele é pouco lembrada por aqui, mas tem detalhes curiosos que merecem destaque.

Discussão

Tiago Volpi foi formado e revelado nas categorias de base do São José-RS. Enquanto tinha contrato com o time gaúcho, ele foi emprestado ao Fluminense e ao Luverdense. Mas só se destacou de fato quando jogou no Figueirense, a partir de 2012. E enquanto chamava atenção nos gramados, ele protagonizou um episódio polêmico em 2014. Durante um treino, ele discutiu feio com o colega Vitor Junior. Atletas da equipe tiveram que intervir para a briga não ficar feia.

Interesse à primeira vista

No mesmo ano, em 2014, Tiago Volpi chamou atenção do São Paulo ao enfrentá-lo em Florianópolis. Ele fez 3 defesas difíceis naquele confronto e ajudou a segurar um empate por 1 a 1. Até teve uma falha, quando socou uma bola no pé do zagueiro Rafael Tolói, mas isso não resultou em gol. No jogo de volta, no Morumbi, aconteceu outro empate por 1 a 1. Na época o São Paulo cogitou contratar Volpi para substituir Rogério Ceni, que desistiu da aposentadoria e ficou em atividade por mais um ano.

Ronaldinho Gaúcho

Depois de brilhar no Figueirense, Volpi foi para o Querétaro, time mexicano que tinha acabado de contratar Ronaldinho Gaúcho e prometia formar um elenco forte para as próximas temporadas. E mesmo sem o “Bruxo”, que saiu em 2015, a equipe conseguiu o título da Copa do México em 2016, com participação decisiva do goleiro.  Ao sair para o São Paulo, ele recebeu muitas homenagens do Querétaro, que ainda espera contar com ele no futuro – a negociação foi por empréstimo de um ano apenas.

Quase mexicano

Tiago Volpi chegou a ser cogitado para virar goleiro da seleção mexicana. Ele cogitou a possibilidade de aceitar um convite, mas depois desistiu porque acredita que pode defender a Seleção Brasileira.

Pênaltis

Defesas em pênaltis ajudaram a construir a fama de Tiago Volpi. Ele pegou 26 cobranças ao longo da carreira, sendo 15 em jogos e 11 em disputas de pênaltis. No Querétaro ele chegou a cobrar 2 pênaltis também, com sucesso, algo que é valorizado no São Paulo, por causa do legado de Rogério Ceni.

Telão

Neste ano, em um jogo contra o Atlas, Volpi roubou a cena ao pegar um pênalti e também por um lance inusitado: Ao recolocar a bola em jogo, ele acertou a bola em um telão central do estádio.

“Cheirinho”

Tiago Volpi foi especulado como possível reforço do Flamengo para 2019. O jornal Extra publicou que o time carioca se interessou pela situação do goleiro. Ele chegou a falar sobre isso: “Não estou sabendo de nada. Por isso, quero deixar claro que ninguém me procurou, até o momento. Mas, com toda a certeza, jogar no Flamengo seria uma grande porta para a realização dos meus objetivos e sonhos profissionais”. Mas o São Paulo fechou a contratação e deixou o Flamengo só no “cheirinho” mais uma vez.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.