São Paulo não vence Corinthians em mata-mata desde 2002; veja tabus

  • Por Jovem Pan
  • 24/03/2018 15h58 - Atualizado em 24/03/2018 16h00
Alex Silva/Estadão ConteúdoSão Paulo terá de derrubar uma série de tabus se quiser eliminar o Corinthians na semifinal do Paulistão

São Paulo e Corinthians começam a se enfrentar pela semifinal do Campeonato Paulista no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Morumbi.

Além de confrontar dois dos maiores rivais do Brasil, o clássico fará o time tricolor desafiar uma série de tabus.

Veja abaixo:

Seca em mata-mata contra o Corinthians

O São Paulo não vence o rival alvinegro em um jogo eliminatório desde 1º de maio de 2002, quando ganhou por 2 a 1 pela semifinal da Copa do Brasil – mesmo assim, na ocasião, o Corinthians avançou por ter triunfado por 2 a 0 no jogo de ida.

Desde então, as equipes se enfrentaram 12 vezes em mata-mata, com oito vitórias do Timão e quatro empates – em uma dessas igualdades, o São Paulo levou a melhor sobre o rival, vencendo nos pênaltis a final da Florida Cup de 2017.

A última vez em que o São Paulo eliminou o Corinthians foi na semifinal do Campeonato Paulista de 2000.

Romero e Lucas Fernandes disputam a bola no Majestoso

Itaquera: o terror tricolor

O São Paulo ainda não venceu no estádio do Corinthians. Os dois times já se enfrentaram sete vezes em Itaquera, com cinco triunfos alvinegros e dois empates – foram 18 gols sofridos e apenas sete marcados. O jogo na Arena Corinthians será o da volta, na próxima quarta-feira, às 21h45 (de Brasília).

Clássicos em 2018: uma tragédia

O São Paulo perdeu simplesmente todos os clássicos que disputou na temporada: caiu para o Santos por 1 a 0 no Morumbi; foi derrotado por 2 a 0 pelo Palmeiras no Allianz Parque; e sucumbiu diante do Corinthians por 2 a 1 no Pacaembu.

Para avançar à final, o time tricolor terá de vencer ao menos um jogo – ou empatar os dois e levar a melhor nas penalidades.

Retrospecto ruim em semifinais

Sem um título estadual desde 2005, o São Paulo acumula uma série de eliminações recentes no Campeonato Paulista. Nos últimos 11 anos, o time tricolor foi eliminado nessa fase em simplesmente nove oportunidades. Nas outras duas (2014 e 2016), caiu nas quartas de final.