Pelé, Rivellino e Romário: veja homenagens de personalidades a Maradona

Nas redes sociais, craque brasileiro lamenta a morte do ídolo, afirmando que ‘perdeu um grande amigo’

  • Por Jovem Pan
  • 25/11/2020 14h52 - Atualizado em 25/11/2020 16h43
Alexandr Mysyakin/Creative CommonsDiego Maradona morreu nesta quarta-feira, aos 60 anos, após uma parada cardiorrespiratória

Um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, Diego Maradona, morreu na manhã desta quarta-feira, 25, por conta de uma parada cardiorrespiratória. O campeão mundial pela Argentina em 1986 passou mal pela manhã e foi socorrido em sua casa, em Tigre, cidade vizinha de Buenos Aires. A informação foi confirmada pelo biógrafo do craque. O presidente da Argentina, Alberto Fernández, se pronunciou em seu perfil no Twitter, lamentando a partida do jogador. “Você nos levou ao topo do mundo. Você nos fez imensamente felizes. Você foi o maior de todos. Obrigada por ter existido, Diego. Sentiremos sua falta por toda a vida”, disse Fernández. Na mesma rede social, a vice-presidente Cristina Kirchner desejou um “enorme abraço aos familiares e entes”.  queridos”. Além dos políticos que comandam o país atualmente, o ex-presidente Mauricio Macri também homenageou Maradona, afirmando que esta quarta-feira é “um dia muito triste para todos os fãs de futebol do mundo, principalmente os argentinos” e pontuando que são inumeráveis “as enormes alegrias” dadas por Diego.

Diego Maradona atuava como técnico do clube argentino Gimnasia y Esgrima La Plata. O time alterou as fotos de perfil nas redes, atualizando-as pela imagem que retrata o escudo do clube e um símbolo de luto. Grandes clubes internacionais também prestaram homenagens nas mídias sociais, agradecendo a vida de Maradona e lamentando sua morte. Entre eles, Barcelona, Napoli e Boca Juniors. “Obrigada por tudo, Diego”, “Sempre em nossos corações” e “Diego Eterno”, afirmaram consecutivamente. A admiração pelo craque do futebol ultrapassou as fronteiras da Argentina, sendo enfatizada por jogadores em atividade e ex-jogadores. No Twitter, Pelé desejou força aos familiares, revelou que “perdeu um grande amigo” e que espera o encontrar para “jogar bola no céu”. Considerado o ídolo de Maradona, Rivellino publicou em seu Instagram uma foto com o jogador dizendo que perdeu uma das pessoas mais especiais de sua vida. Para o camisa 11, Romário, Maradona “foi o melhor jogador que já viu em campo”, lembrando que ele “o tratava como um irmão”.

Apesar de traçar sua história no futebol entre as décadas de 60 e 90, a trajetória do craque argentino em campo se consolidou no tempo, inspirando as novas gerações. O brasileiro Neymar Júnior, considerado um dos maiores jogadores da atualidade, lançou uma foto sua ao lado de Maradona no Twitter, o chamando de “lenda do futebol”. A artilheira Marta, uma das melhores do mundo, se disse grata “por ter tido a honra” de o conhecer. Cristiano Ronaldo, craque do Juventus e da Seleção Portuguesa, indicou que ele “deixa um legado sem limites e um vazio que jamais será preenchido”. Lionel Messi, o capitão da Seleção Argentina e do Barcelona, se pronunciou através do Instagram, afirmando que o ídolo do país “nos deixa, mas não se vai porque é eterno”.

Para além dos gramados, Diego Maradona marcava uma forte presença na política. Sua longa amizade com o líder cubano Fidel Castro, a quem dedicou uma tatuagem em sua perna esquerda, o alinhamento às ideologias de esquerda e sua militância geraram inúmeras polêmicas e chamaram atenção em todo o mundo. Sendo assim, diversas figuras políticas de esquerda o homenagearam. O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, o classificou como “um irmão e amigo incondicional” do país. Os ex-líderes petistas do Brasil, Lula e Dilma, afirmaram, respectivamente, que “sua genialidade e paixão no campo, a sua intensidade na vida e seu compromisso com a soberania latino-americano marcaram nossa época” e que Maradona “merece ser admirado pela defesa dos direitos dos povos da América Latina e do Caribe à soberania, à democracia e à justiça social”.

Confira as homenagens prestadas por jogadores e ex-jogadores a Diego Maradona:

Confira as homenagens prestadas por políticos a Diego Maradona: