Gibraltar bate Malta e conquista sua 1ª vitória internacional

  • Por Agencia EFE
  • 04/06/2014 19h17

Redação Central, 4 jun (EFE).- Com um gol do atacante Kyle Casciaro, a seleção de futebol de Gibraltar conquistou nesta quarta-feira a primeira vitória oficial de sua história em uma partida internacional – 1 a 0 sobre Malta em amistoso disputado em Faro, no sul de Portugal.

Segundo acordo feito pelo Comitê Executivo da Uefa em outubro de 2012 2012, a federação gibraltarina foi admitida como membro provisório da entidade gestora do futebol europeu devido a uma resolução da Corte Arbitral do Esporte (CAS) de 18 de agosto de 2011, que decretou que a Associação de Futebol de Gibraltar (AFG) tinha direito a ser membro pleno e que todas as medidas necessárias fossem tomadas para admiti-la sem atrasos.

A admissão definitiva na Uefa ocorreu durante o 37º Congresso Ordinário da entidade, realizado em maio de 2013, em Londres, no qual a AFG se tornou a 54ª associada e garantiu que Espanha e Gibraltar não se enfrentariam na fase de classificação para a Eurocopa de 2016, na França.

A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e o governo espanhol – que reivindica o território – se opuseram à admissão de Gibraltar, que já tentou sem sucesso ser membro da Uefa em 2007, por isso transferiu o caso à CAS.

Nas eliminatórias para a Euro 2016, que começam no dia 7 de setembro, Gibraltar está no grupo D, junto com Geórgia, Irlanda, Alemanha, Escócia e Polônia.

A seleção de futebol de Gibraltar jogou sua primeira partida como membro pleno da Uefa no dia 19 de novembro, quando empatou sem gols com a Eslováquia, também no Faro, local escolhido para sediar suas partidas enquanto o estádio de Victoria, no próprio país, é adaptado para competições internacionais. EFE