Jovem Pan
Publicidade

Há 55 anos, Palmeiras vencia Santos na última final de Paulista entre os dois; veja os gols

Partida do dia 10 de janeiro de 1959 decidiu o título Paulista de 1959

Palmeiras x Santos é um dos clássicos de maior história no futebol brasileiro. Quando contava com o super-time comandado por Pelé, o Peixe via no rival um dos poucos rivais à altura. Foi assim que aconteceu em 10 de janeiro de 1960, quando as duas equipes decidiram o Campeonato Paulista de 1959 – assim como farão nos próximos dois domingos na edição de 2015 do estadual.

Publicidade
Publicidade

Os resultados nas duas primeiras partidas da decisão exemplificam o equilíbrio. Nos dias 5 e 7 de janeiro, Palmeiras e Santos empataram por 1 a 1 e 2 a 2, respectivamente. A igualdade levou à terceira partida, realizada, como as anteriores, no Pacaembu. Aí, sim, decidiu-se o vencedor do Paulistão de 1959.

Pelé recebeu lançamento na área e bateu firme para abrir o placar aos 14 minutos do primeiro tempo. Pouco antes do intervalo, Julinho Botelho, capitão alviverde, deixou tudo igual aproveitando uma bola sobrada dentro da área. Em cobrança de falta logo aos 3 minutos da segunda etapa, Romeiro acertou um foguete no ângulo esquerdo de Laércio para virar a partida, resultado que se manteve até o apito final.

Tanto Palmeiras quanto Santos contavam com grandes times. O Verdão tinha, além de Julinho, ídolos como Djalma Santos, Valdemar Carabina e Chinesinho. Já o Peixe contava com Jair Rosa Pinto, Pepe e Zito, sem contar, é claro, o Rei Pelé. Confira as escalações das equipes e os gols da partida abaixo.

PALMEIRAS: Valdir; Djalma Santos, Valdemar Carabina, Aldemar e Geraldo Scotto; Zequinha e Chinesinho; Julinho Botelho, Américo, Romeiro e Nardo Técnico: Osvaldo Brandão

SANTOS: Laércio; Urubatão, Getúlio e Dalmo; Formiga e Zito; Dorval, Jair Rosa Pinto, Pagão, Pelé e Pepe Técnico: Lula

Publicidade
Publicidade