Ídolo do futebol tcheco, Josef Masopust morre aos 84 anos de idade

  • Por Jovem Pan
  • 29/06/2015 14h59

Ídolo tchecoJosef Masopust

Josef Masopust, grande nome da antiga Tchecoslováquia, faleceu nesta segunda-feira (29), aos 84 anos de idade. O ex-meia estava em sua casa, na cidade de Praga, mas as causas exatas da morte não foram divulgadas, ainda que a imprensa da República Tcheca informe que ele estava doente.

Masopust foi o primeiro jogador tcheco a receber a Bola de Ouro da revista France Football e é considerado o “inventor do fair play”. Há 53 anos, ele foi o responsável pelo primeiro gol da decisão da Copa do Mundo de 1962, no Chile, contra o Brasil. A Seleção Brasileira saiu perdendo, mas virou o jogo para 3 a 1 e conquistou o bicampeonato mundial.

Ouça o gol marcado por Masopust na final da Copa de 1962 na voz de Geraldo José de Almeida:

Em sua trajetória no futebol, Josef Masopust recebeu honrarias, como a Ordem de Mérito da Fifa, em 2005, como o melhor futebolista tcheco do século XX. O meio-campista vestiu as camisas do Baník Most, do Teplice e do Dukla Praga, tendo sido campeão da liga do país em oito oportunidades e levantou três taças da copa nacional.

Pela seleção da Tchecoslováquia, disputou 63 partidas e marcou dez gols. Após se aposentar em 1970, trabalhou como treinador até 1996: comandou clubes e a própria seleção da Tchecoslováquia.