Jovem Pan
Publicidade

Indigesto: Brasil busca primeira vitória sobre o Paraguai desde 2009

Brasil erra todas as cobranças na decisão por pênaltis e é eliminado da Copa América pelo Paraguai

O Brasil pode conseguir sua vaga na Copa do Mundo de 2018 já nesta terça-feira, na Arena Corinthians. Porém, o adversário desta noite tem sido uma “pedra no sapato” na Seleção Brasileira nos últimos anos.

Publicidade
Publicidade

Apesar da vantagem histórica – 45 vitórias em 74 jogos -, a Seleção não vence o Paraguai desde 2009, pelas Eliminatórias para a Copa de 2010. Na ocasião, mais de 56 mil pessoas no Estádio do Arruda, em Recife, viram Robinho e Nilmar marcarem os gols da última vitória brasileira sobre os paraguaios.

Desde então, foram quatro empates contra o time de Roque Santa Cruz e companhia. Dois deles tiveram um gosto bem indigesto: resultaram em eliminações seguidas nas quartas de final da Copa América.

A primeira foi em 2011. Brasil e Paraguai já haviam se enfrentado na primeira fase da competição – um 2 a 2 com gols de Jadson e Fred -, mas foi o confronto das quartas que ficou marcado na memória do torcedor. Após o 0 a 0 no tempo regulamentar, a partida foi para os pênaltis e a Seleção conseguiu a façanha de errar todas as suas quatro cobranças, com direito a histórica bola isolada de Elano, logo na primeira batida.

Sem disputar as Eliminatórias para a Copa de 2014, o Brasil reencontrou o Paraguai somente em 2015, novamente nas quartas de final de uma Copa América. E, de novo, um empate no tempo normal, 1 a 1. Poderia ser a chance de uma vingança de quatro anos atrás, mas o Brasil ficou fora da competição continental novamente nas penalidades. Apesar da batida “à lá Elano” de Douglas Costa, o vilão da partida acabou sendo Thiago Silva, que colocou a mão na bola, permitindo o pênalti que empatou a partida.

O último confronto entre brasileiros e paraguaios foi em março do ano passado no Defensores del Chaco, em Assunção, pelas Eliminatórias da Copa 2018. Mais um empate para a conta. A situação era dramática, com a Seleção Brasileira perdendo por 2 a 1 até fim do segundo tempo, quando Daniel Alves marcou o gol que deu um ponto ao time de Dunga, que ficou até setembro fora da zona de classificação para a Copa.

Se não fosse o desempenho pífio das duas seleções na Copa América Centenário, ambas eliminadas na fase de grupos, Brasil e Paraguai poderiam ter se enfrentado nas quartas de final uma terceira vez. A queda da Seleção Brasileira após o jogo com o Peru causou a demissão de Dunga e a entrada de Tite na Seleção.

Se, por um lado, o Brasil deu um salto impressionante nos últimos meses, indo do sexto lugar para primeiro e com chance de alcançar a vaga para a Copa com quatro rodadas de antecedência, o Paraguai tem passado por maus bocados.

O ex- Palmeiras Arce fez sua estreia como técnico da seleção no mesmo dia que Tite, mas não tem conseguido resultados tão expressivos. O Paraguai chega ao jogo desta terça com apenas três vitórias nos últimos sete jogos, inclusive com derrotas para adversários considerados mais fracos, como Peru e Bolívia. 

Publicidade
Publicidade