Jovem Pan
Publicidade

Leicester City será o novo Blackburn? Relembre o último campeão “improvável” no Campeonato Inglês

Com o dinheiro de Walker e os gols de Alan Shearer

A maior surpresa do futebol europeu na atualidade está na Inglaterra. Muito equilibrado, o campeonato inglês é liderado pelo modesto Leicester City que conta não só com o maior número de pontos, mas também com o artilheiro da competição.

Publicidade
Publicidade

Com 28 pontos, o Leicester lidera a tabela deixando para trás Manchester United (adversário na próxima rodada), Manchester City e Arsenal. Comandado pelo italiano Cláudio Ranieri, e liderado pelo atacante Jamie Vardy, que tem 12 gols e lidera a artilharia da Premier League, o Leicester tem a dura missão de segurar os gigantes que sonham com o título.

A última vez em que em que um time que não pertence ao grupo de gigantes (o chamado Top Four) conquistou o título inglês foi há exatos 20 anos e pode servir de inspiração para o modesto Leicester tentar se manter na briga pela improvável conquista.

Investimento milionário, aposta em jogadores e treinador jovens

Tradicional clube na Terra da Rainha, o Blackburn Rovers foi o último campeão “improvável” no Inglês. Financiado pelo um milionário Jack Walker que despejou 30 milhões de libras (dinheiro astronômico na época) o Blackburn levantou a taça na temporada 1994-1995, deixando para trás o multicampeão Manchester United.

O ano glorioso do Blackburn está diretamente ligado ao dinheiro de Walker, um milionário inglês que começou a vida como operário e estava entre os 30 homens mais ricos do Reino Unidos no início dos anos 90. Assumindo oficialmente a gestão do clube a partir de 1991 (em 1992 o time subiu para a primeira divisão), o magnata mantou a equipe encabeçada pelos atacantes Alan Shearer e Chris Sutton (que marcaram 49 dos 90 gols da equipe na temporada vitoriosa) e treinada por Kenny Dalglish.

Se hoje o Leicester conta com os gols de Jamie Vardy para surpreender e seguir na luta pelo título improvável, em 1994/95 o Blackburn se apoiava nos gols de Shearer, na época com 22 anos, que marcou 42 vezes na temporada.

O grande favorito para o título na temporada 1994/95, assim como hoje, era o Manchester United. Na época, já comandados por Alex Ferguson, os Red Devils contava com estrelas como Cantona, Schmeichel e Roy Keane. Além disso, os fortíssimos Liverpool e Tottenham também começaram a temporada como postulantes ao campeonato.

No campeonato marcado pela alternância na liderança da tabela acabou sendo decidido apenas na última rodada, quando o Blackburn enfrentou o Liverpool em Anfield, e o United pegou o West Ham no Upton Park. Derrotado pelo Liverpool, o Blackburn contou com uma força do West Ham, que empatou em 1 a 1 com o United, resultado que deixou o time de Dalglish um ponto a frente do United (mesma diferença entre o Leicester e os Devils hoje) e deu o título ao clube depois de 81 anos.

Os anos seguintes não foram tão bons, o Blackburn Rovers não foi mais um candidato ao título e acabou rebaixado na temporada 1999/98. Voltando a primeira divisão, os Rovers não conseguiram retomar a boa fase. O ex-time de Walker, que faleceu no ano 2000, voltou a ser rebaixado em 2012/13, e hoje disputa a segunda divisão na Inglaterra.

 

Publicidade
Publicidade