Lima recebe bandeira da Odepa para Jogos Pan-Americanos de 2019
Toronto (Canadá), 26 jul (EFE).- O prefeito da cidade peruana de Lima, Luis Castañeda, recebeu neste domingo a bandeira da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), que simboliza o revezamento da organização dos Jogos Pan-Americanos, cuja 17ª edição terminou hoje em Toronto.
Na cerimônia de encerramento do Pan de Toronto, o prefeito desta cidade, John Tory, entregou a bandeira da Odepa ao primeiro vice-presidente dessa organização, Ivar Sisniega, que por sua vez a passou ao prefeito de Lima.
Posteriormente foi projetado na tela gigante do estádio Rogers Centre um vídeo sobre o Peru e a cidade de Lima, e no palco aconteceu uma série de atos artísticos sobre da cultura do país sul-americano, incluindo alusões ao povo indígena inca.
Lima será a sede dos Jogos Pan-Americanos em 2019, após ser selecionada em outubro de 2013 em uma votação na qual competiu com Santiago (Chile), Cidade Bolívar (Venezuela) e La Punta (Argentina).
Os organizadores já confirmaram que o surfe será parte dos Jogos pela primeira vez, ao qual haverá que somar 28 esportes olímpicos e nove esportes pan-americanos: beisebol, softbol, caratê, esqui aquático e wakeboard, raquetebol, squash, ciclismo BMX, patinação sobre rodas e boliche.
A candidatura peruana prometeu um investimento de US$ 700 milhões com obras esportivas em Lima e no porto de Callao, que incluirão vários ginásios poliesportivos, uma vila e a modernização do sistema de transporte, que deve incluir a segunda linha do metrô.
Segundo o governo peruano as obras estarão prontas um ano antes dos Jogos. EFE
dmm/ma
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.