Lituânia vence, vai à final no Eurobasket e garante vaga nos Jogos Olímpicos

  • Por Agencia EFE
  • 18/09/2015 23h20

Lille (França), 18 set (EFE).- A intensidade da seleção da Lituânia sobre a Sérvia determinou a vitória apertada dos bálticos por 67 a 64 nesta sexta-feira, resultado que garantiu um lugar na final do Eurobasket, contra a Espanha, e uma vaga nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Apesar da derrota, o sérvio Milos Teodosic foi o cestinha da semifinal, com 16 pontos marcados. Do lado lituano, Jonas Valanciunas foi o maior destaque, com 15 pontos.

O início da Lituânia foi melhor, ao abrir uma vantagem de 14 a 7 no placar com cinco minutos de jogo, consequência da maior entrega e concentração. Mal distribuída em quadra, a Sérvia pontuava graças a jogadas individuais.

Cada cesta era respondida imediatamente pela equipe adversária, em um autêntico combate corpo a corpo e, ao término do primeiro quarto, 22 a 17. Os sérvios reagiram no segundo e reduziram a diferença para apenas um ponto, indo para o intervalo com 35 a 34.

A Lituânia parecia ter aproveitado melhor o período de descanso, e voltou à quadra com uma sequência de cinco pontos consecutivos. O jogo voltaria a ferver com o bom momento de Bogdan Bogdanovic, autor de cinco pontos consecutivos.

Desde esse instante até o final do terceiro quarto, a partida foi marcada por imprecisões, nervosismo e tensão, com a Lituânia mais viva e na frente do placar com 48 a 43.

A Sérvia começou o último quarto em ritmo acelerado, mas a Lituânia mostrou mais regularidade. No fim, a vitória por 67 a 64 dos lituanos carimbou o passaporte da equipe para o Rio de Janeiro e à final do Eurobasket. EFE

moli/vnm