Nono dia tem nova surpresa da Costa Rica, goleada francesa e triunfo do Equador

  • Por Jovem Pan
  • 20/06/2014 22h35
Matuidi é abraçado por companheiros após marcar o segundo gol da FrançaMatuidi é abraçado por companheiros após marcar o segundo gol da França

A sexta-feira de Copa do Mundo foi emocionante e os grandes destaques do dia foram a vitória da Costa Rica sobre a Itália e a goleada da França sobre a Suíça. Quem também se deu bem foi o Equador, que superou a seleção de Honduras e se reabilitou.

O dia começou com o embate entre Itália e Costa Rica, realizado na Arena Pernambuco, em Recife (PE), e a Itália entrou em campo para tentar assumir a primeira colocação do grupo D. Entretanto, depois de vencerem o Uruguai na estreia, os costarriquenhos entraram em campo com muita moral e novamente surpreenderam, vencendo a seleção tetracampeã mundial por 1 a 0.

O único gol do jogo foi marcado por Bryan Ruiz, aos 43 minutos do primeiro tempo, em lance no qual ele cabeceou a bola e ela pegou na trave e bateu no chão, ultrapassando a marca fatal. Nesta jogada, o juiz teve a certeza do gol por conta da tecnologia do chip que detecta quando a esfera ultrapassou a linha de gol. O jogo também ficou marcado por um pênalti claro não marcado pelo árbitro de Chiellini em cima de Campbell, pouco antes do gol, em lance que provocou revolta da Costa Rica.

Com o triunfo sobre a Azzurra, a Costa Rica disparou na liderança da chave D, com seis pontos, e está classificada para a segunda fase. A Itália, mesmo com o resultado adverso, segue na segunda posição, com três pontos, mesma quantidade do Uruguai, mas com melhor saldo de gols do que os sul-americanos (0 contra -1). Já a Inglaterra, com o revés dos italianos, está eliminada.

Na última rodada do grupo D, a Costa Rica tem a Inglaterra pela frente, no Mineirão, enquanto que a Itália pega o Uruguai na Arena das Dunas, em Natal (RN), em duelo que vale a segunda e última vaga do grupo. A Itália joga pelo empate. Os dois jogos serão na terça-feira (24), às 13h (de Brasília).

Na segunda partida do dia, esta abrindo a segunda rodada do grupo E, a França entrou em campo, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), para pegar a Suíça e, diferentemente do que muitos esperavam, os Bleus golearam os rivais pelo placar de 5 a 2.

A França chegou a fazer 5 a 0, com gols de Giroud, Matuidi, Valbuena, Benzema e Sissoko, a Suíça ainda descontou na reta final do jogo com Dzemaili e Xhaka, mas os suíços não tiveram a mínima chance de reação.

Também pelo grupo E, Honduras mediu forças com o Equador, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR), e, em jogo morno, os equatorianos derrotaram os hondurenhos pelo placar de 2 a 1.

No primeiro tempo, Carlos Costly abriu o marcador para Honduras, mas o Equador deu resposta rápida e empatou com Enner Valencia. No segundo tempo, novamente Enner Valencia apareceu bem e decretou o triunfo equatoriano.

Com a vitória do Equador, a França ainda não garante a classificação de forma antecipada, mas os franceses estão bem encaminhados para a fase de mata-mata. No momento, a França lidera o grupo D com seis pontos, seguida por Equador e Suíça, com três pontos cada e com saldo de gols de 0 e -2, respectivamente. Já Honduras ainda não pontuou, mas segue com chances mínimas de avançar.

A terceira e última rodada do grupo E será na próxima quarta-feira (25), às 17h. A França enfrenta o Equador, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), e Honduras tem pela frente a Suíça, na Arena da Amazônia, em Manaus (AM).