“Nunca critiquei”: como o contestado Romero se tornou o maior artilheiro da Arena Corinthians

  • Por Jovem Pan
  • 17/10/2016 22h30
SP - BRASILEIRÃO/CORINTHIANS X AMÉRICA MINEIRO - ESPORTES - Comemoração do gol de Romero, do Corinthians, marcado diante do Atlético Mineiro, durante partida válida pela 31ª Rodada do Campeonato Brasileiro, realizada na Arena Corinthians (Itaquerão), em Itaquera, zona leste da capital paulista, neste domingo. 16/10/2016 - Foto: BRUNO ULIVIERI/RAW IMAGE/ESTADÃO CONTEÚDO BRUNO ULIVIERI/RAW IMAGE/ESTADÃO CONTEÚDO Romero comemora o gol marcado na vitória do Corinthians sobre o América-MG

Não se espante se ouvir algum torcedor do Corinthians cantando: “Doutor eu não me engano, o paraguaio é melhor que o peruano”. No domingo, Ángel Romero entrou para a história alvinegra com o gol marcado diante do América-MG, pela 31ª rodada do Brasileirão. O atacante se isolou no ranking dos maiores artilheiros da Arena Corinthians, com 16 gols, deixando Paolo Guerrero para trás, com 15.

Contestado e criticado desde a sua chegada, o camisa 11 parece estar vivendo uma nova fase no Corinthians e conquistando aos poucos o carinho dos torcedores. E não apenas pelos gols marcados – somente este ano foram 15. O paraguaio está se firmando entre os titulares, retomando a confiança dentro de campo e chamando a atenção do novo comandante corintiano, Oswaldo de Oliveira, que retornou recentemente ao clube.

“Eu estou muito feliz. Desde quando cheguei, falei que queria fazer história nesse clube, mas as coisas não estavam acontecendo como eu gostaria. Agora com a adaptação, estou cada vez melhor e entrei na história do Corinthians, desse estádio maravilhoso. Estou muito contente, pois este é o melhor momento da minha carreira”, disse Romero ao repórter André Ranieri, da Jovem Pan, logo após a partida entre Corinthians e América-MG.

Adaptação

Ángel Romero chegou ao Corinthians em junho de 2014, durante a Copa do Mundo, vindo do Cerro Porteño, do Paraguai. A sua estreia aconteceu diante do Internacional, somente no mês seguinte, no dia 17 de julho, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na oportunidade, o paraguaio substituiu justamente Paolo Guerrero e ajudou o Timão a sair de campo com a vitória por 2 a 1.

O atacante veio para reforçar o elenco alvinegro e ser uma das opções do então técnico Mano Menezes, que já contava com Romarinho, Malcom e Luciano, além de Guerrero na frente. Romero encontrou dificuldades para se adaptar ao futebol brasileiro no primeiro ano. Em 26 partidas disputadas, o paraguaio marcou apenas um gol, na vitória contra o Bahia por 3 a 0, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Em 2015, com a volta de Tite ao comando técnico alvinegro, a saída de Paolo Guerrero e a chegada de Vagner Love, Romero passou a desempenhar outra função no time corintiano. Antes centralizado, passou a atuar mais pelos lados do campo, principalmente pela direita. A ideia do novo comandante era aproveitar a velocidade do atacante, que também se mostrava bastante voluntarioso.

Mesmo com dedicação e vontade, o camisa 11 não conseguiu convencer e se firmar entre os titulares do Corinthians, que se tornaria campeão brasileiro na temporada. Ao todo, Romero participou de 18 jogos em 2015 e marcou apenas cinco gols, sendo dois deles na goleada por 6 a 1 contra o São Paulo, já na reta final do Brasileirão, quando o alvinegro passou a utilizar jogadores reservas em seus jogos.

Afirmação

A falta de oportunidades na última temporada levou Ángel Romero a cogitar a possibilidade de deixar o Corinthians para atuar em um time aonde pudesse jogar mais vezes. Porém, com a debandada de parte do elenco campeão brasileiro de 2015, o paraguaio passou a ser aproveitando com mais frequência e se tornou o “xodó” da Fiel. E o início do atacante nesta temporada foi positivo: sete gols apenas no primeiro semestre.

No final de junho, Tite deixou o comando do Corinthians e foi substituído por Cristóvão Borges. Sem André e Luciano, que também saíram do clube, o técnico alvinegro apostou no camisa 11. E Romero não decepcionou: nos primeiros cinco jogos do novo comandante, o paraguaio marcou quatro gols, dois deles na goleada sobre o Flamengo por 4 a 0, na Arena Corinthians, pela 13ª rodada do Brasileirão.

Mas, junto com o time alvinegro, o rendimento de Romero voltou a cair na sequência de Cristóvão Borges. Os resultados negativos se tornaram frequentes e o treinador acabou demitido. Nesse período, o atacante paraguaio ficou 13 jogos sem marcar, até que na primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro, já com Fábio Carrile à beira do gramado, o camisa 11 balançou a rede e ajudou o Corinthians a vencer.

Na última semana, a diretoria alvinegra resolveu anunciar um novo treinador para a temporada e apresentou Oswaldo de Oliveira. E logo no primeiro treino, na antevéspera do duelo contra o América-MG, o comandante deu a entender que usaria Romero novamente pelo lado do campo. Apesar de voltar a jogar na posição que não rendeu com Tite, o atacante não decepcionou e se destacou na partida contra o lanterna do Brasileirão.

Projeção

O gol marcado contra o América-MG, que fez de Ángel Romero o maior artilheiro da Arena Corinthians, e a boa atuação, o ajudam a pôr fim as criticas que sofreu ao longo dos últimos dois anos por parte da torcida. No domingo, por exemplo, antes da bola rolar, o nome do atacante paraguaio já havia sido um dos mais gritados pelos milhares de alvinegros presentes em Itaquera, e após o apito final, o camisa 11 foi o mais festejado.

Como sempre, Romero mostrou muita disposição dentro de campo. Atacou pelos lados, em alguns momentos atuou centralizado, além de ajudar na marcação, voltando ao campo de defesa para recompor. O atacante paraguaio vem representando bem o espírito do torcedor. Tecnicamente pode não estar à altura do time alvinegro, mas vem compensando a falta de qualidade com muita vontade e raça.

Nesta quarta-feira, diante do Cruzeiro, pelo duelo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, o camisa 11 terá mais uma oportunidade de entrar em campo como titular no time de Oswaldo de Oliveira, e quem sabe continuar balançando a rede e ajudando o Corinthians na luta para chegar à Libertadores da América. Disposição não vai faltar para o atacante paraguaio, o novo “xodó” da Fiel.

Confira os gols de Ángel Romero na Arena Corinthians:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.