Federer leva susto no início, mas vence sérvio e vai à 3ª rodada de Wimbledon

  • Por Estadão Conteúdo
  • 06/07/2017 16h30 - Atualizado em 06/07/2017 17h05
EFE Roger Federer bateu o sérvio Dusan Lajovic por 2 sets a 1

Depois de uma estreia tranquila, em que não jogou nem dois sets, Roger Federer sofreu mais do que esperava para vencer pela segunda rodada de Wimbledon. Principal favorito ao título, o suíço levou um susto no início da partida contra o sérvio Dusan Lajovic e precisou reagir rapidamente para vencer em sets diretos, com parciais de 7/6 (7/0), 6/3 e 6/2, em 1h30min.

O tenista número cinco do mundo começou o jogo perdendo o saque, algo incomum quando joga na grama, e sofreu outras ameaças ao longo do set inicial. Ele só passou a dominar o jogo no tie-break, quando venceu sem ceder pontos. Depois disso, deslanchou e obteve triunfos tranquilos nos dois sets seguintes.

O próximo adversário do suíço será o alemão Mischa Zverev, que precisou de cinco sets para superar o casaque Mikhail Kukushkin – 6/1, 6/2, 2/6, 3/6 e 6/4. Zverev e Federer se enfrentaram quatro vezes no circuito profissional e o suíço nunca perdeu para o rival. Somente neste ano foram dois confrontos, um deles na grama de Halle, há duas semanas. Federer nunca cedeu sequer um set ao rival, que bateu por um duplo 6/2 também em Halle, em 2013.

O dono de 7 títulos em Wimbledon começou sua trajetória na terça, diante de um abandono do ucraniano Alexandr Dolgopolov no início do segundo set. Nesta quinta, precisou suar mais para vencer. Lajovic começou a partida quebrando Federer e abrindo 2/0. O suíço reagiu rapidamente e devolveu a quebra. Mas o sérvio seguiu mantendo o duelo equilibrado. Até que, no tie-break, o favorito dominou com facilidade.

Daí em diante, o suíço passeou na grama da quadra central. O sérvio não teve sequer uma chance de quebra nos dois sets seguintes. No segundo, Federer obteve a quebra, e a vantagem, no quarto game. No terceiro, foi ainda mais rápido, quebrando no terceiro game. Depois, faturou nova quebra no quinto.

O favorito terminou a partida com 31 bolas vencedoras, contra 16 do sérvio, 79º do ranking. Cometeu 15 erros não forçados, diante de 14 do rival.

Raonic e Thiem vencem em 4 sets

Dois dos principais cabeças de chave em Wimbledon, o canadense Milos Raonic e o austríaco Dominic Thiem precisaram de quatro sets para alcançar a terceira rodada em Londres. Atual vice-campeão, Raonic contou com 27 aces para vencer de virada o russo Mikhail Youzhny por 3 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/6 (9/7), 6/4 e 7/5.

Na próxima rodada, o sexto cabeça de chave vai enfrentar o vencedor do duelo entre o russo Andrey Rublev e o espanhol Albert Ramos-Viñolas. Nas oitavas, Raonic poderá cruzar com o alemão Alexander Zverev. O décimo cabeça de chave avançou à terceira rodada ao superar o francês Frances Tiafoe por 6/3, 6/4 e 6/3. Para fazer um eventual confronto com Raonic, Zverev terá que superar na sequência o vencedor do duelo entre o norte-americano Jack Sock e o austríaco Sebastian Ofner.

Dominic Thiem, por sua vez, despachou o francês Gilles Simon em quatro sets: 5/7, 6/4, 6/2 e 6/4. Ele disparou 45 bolas vencedoras para fechar o duelo que durou quase três horas. Na terceira rodada, o austríaco vai duelar com o vitorioso do confronto entre o norte-americano Jared Donaldson e o italiano Paolo Lorenzi.

Já Tomas Berdych, 11º cabeça de chave, bateu o americano Ryan Harrison por 6/4, 6/3, 6/7(8/10) e 6/3. O tenista da República Checa vai enfrentar na sequência o espanhol David Ferrer. Os dois vivem situação semelhante no circuito. Mais experiente, já ocuparam o Top 10, mas estão em queda nos últimos anos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.