Zé revela sofrimento do vôlei com economia e teme Seleção “defasada” no futuro

  • Por Jovem Pan
  • 23/12/2017 08h00 - Atualizado em 23/12/2017 14h18
FIVB/DivulgaçãoJosé Roberto Guimarães é o treinador da Seleção Brasileira feminina de vôlei

José Roberto Guimarães está preocupado com o futuro do vôlei brasileiro. Em entrevista exclusiva a Raphael Thebas que vai ao ar no próximo Domingo Esporte, na Rádio Jovem Pan, o técnico da Seleção feminina desabafou e admitiu que o esporte coletivo que mais deu medalhas de ouro ao País em Jogos Olímpicos está “sofrendo muito” com a crise econômica.

“Nós estamos vivendo um momento muito crítico no Brasil em função de todas essas situações que estamos encontrando na economia. As empresas brasileiras estão aguardando para ver o que vai acontecer no futuro e, por isso, têm investido pouco. Houve uma pequena retomada em 2017, mas precisa ser muito maior. Um dos primeiros a sofrer com tudo isso é o esporte… Nós, do vôlei, por exemplo, estamos sofrendo muito”, lamentou.

Para Zé Roberto, a situação ameaça até mesmo o futuro vitorioso do vôlei brasileiro – o esporte deu quatro medalhas de ouro e duas de prata ao País apenas nas Olimpíadas disputadas neste século.

“Eu espero que essa situação melhore no futuro, porque, senão, nós vamos ficar defasados em relação ao resto do mundo”, avisou. “Precisamos muito do apoio da iniciativa privada. É lógico que o governo tem a sua parcela de colaboração, e ele tem ajudado muitos clubes e entidades através das leis federal e estadual de incentivo, mas ainda pode ser melhorado”.

A conta, segundo o treinador, já começou a chegar nas categorias inferiores. “A gente perdeu um pouco de qualidade (nas categorias de base) em função de algumas situações de falta de dinheiro que nos impedem de treinar mais. Nós tivemos de restringir o número de meses de preparação e, neste ano, não tivemos bons resultados nos Campeonatos Mundiais. Ganhamos todos os Sul-Americanos no ano passado, mas precisamos melhorar essa parte”.

A entrevista exclusiva de José Roberto Guimarães a Raphael Thebas vai ao ar, na íntegra, no próximo Domingo Esporte, na Rádio Jovem Pan. O programa começa às 8h15.

Leandro Martins / MPIX / CBV