Verstappen vence GP de Abu Dhabi, última etapa da Fórmula 1 em 2020

Prova monótona e sem incidentes finalizou a temporada mais curta e bagunçada da história da Fórmula 1, cujo calendário foi alterado devido à pandemia de Covid-19

  • Por Jovem Pan
  • 13/12/2020 13h46
EFE/EPA/FIA/F1 HANDOUT Pilotos da Fórmula 1 posam para foto no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi

O holandês Max Verstappen venceu o GP de Abu Dhabi, a última etapa da temporada de Fórmula 1, em uma prova monótona e sem incidentes. Neste domingo, 13, o piloto da Red Bull fez uma corrida segura e abriu uma vantagem de 15 segundos sobre o finlandês Valtteri Bottas, que foi vice-campeão pela Mercedes pela segunda vez consecutiva. A terceira colocação ficou com o britânico Lewis Hamilton, também da Mercedes, que se recuperou recentemente da Covid-19. Ainda com limitações provocadas pela infecção por coronavírus, o piloto admitiu que sentia um incômodo nos pulmões e que terminara a prova cansado, apesar de estar contente em ter cruzado a linha de chegada. A corrida morna tem a ver com o traçado do circuito Yas Marina, que permite poucas ultrapassagens. Houve apenas um incidente neste domingo: Sergio Pérez, vencedor do GP de Sakhir no domingo passado, sofreu pane mecânica em seu carro e teve de abandonar a disputa. O mexicano se despediu da Racing Point, e provavelmente da Fórmula 1, de forma melancólica.

A segunda vitória de Verstappen no ano e a décima da carreira não lhe garantiu o vice no Mundial de Pilotos. O holandês terminou a temporada em terceiro na classificação geral, com 215 pontos, atrás de Bottas. Heptacampeão, Hamilton definiu a conquista antecipadamente, no GP da Turquia. Ele igualou Michael Schumacher em número de conquistas e é o piloto com mais vitórias na categoria. O tailandês Alexander Albon, da Red Bull, fechou a disputa em quarto, seguido do britânico Lando Norris e do espanhol Carlos Sainz Jr., ambos da McLaren, na quinta e sexta colocações, respectivamente. A Renault colocou seus pilotos na sétima e nona posições, com o australiano Daniel Ricciardo à frente do francês Esteban Ocon. Entre eles ficou o também francês Pierre Gasly, da AlphaTauri. O canadense Lance Stroll foi ultrapassado na última volta e terminou em décimo, o que lhe rendeu apenas um ponto e custou à Racing Point a perda do terceiro lugar no Mundial de Construtores para a McLaren.
Já a Ferrari concluiu o ano de maneira melancólica, fora da zona de pontuação, com Charles Leclerc em 13º e Sebastian Vettel em 14º. O alemão tetracampeão se despediu da escuderia italiana. Em 2021, ele vai correr na Aston Martin, novo nome da Racing Point a partir do próximo ano.

Finalizada a temporada mais curta e bagunçada da história da Fórmula 1 em razão da pandemia de Covid-19, que alterou o calendário substancialmente, a previsão é de que o ano de 2021 seja mais tranquilo, com 23 etapas programas no cronograma e a volta do GP do Brasil. A próxima temporada será aberta no dia 21 de março, com o GP da Austrália.

Confira a classificação do GP de Abu Dabi:

1°) Max Verstappen (HOL/Red Bull), em 1h36min28s645
2º) Valtteri Bottas (FIN/Mercedes), a 15s976
3º) Lewis Hamilton (GBR/Mercedes), a 18s415
4º) Alexander Albon (TAI/Red Bull), a 19s987
5º) Lando Norris (GBR/McLaren), a 60s729
6°) Carlos Sainz (ESP/McLaren), a 65s662
7º) Daniel Ricciardo (AUS/Renault), a 73s748
8º) Pierre Gasly (FRA/Alphatauri), a 89s718
9º) Esteban Ocon (FRA/Renault), a 101s069
10º) Lance Stroll (CAN/Racing Point), a 102s738
11º) Daniil Kvyat (RUS/Alphatauri), a uma volta
12º) Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo), a uma volta
13º) Charles Leclerc (MON/Ferrari), a uma volta
14º) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), a uma volta
15º) George Russel (GBR/Williams), a uma volta
16º) Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo), a uma volta
17º) Nicholas Latifi (CAN/Williams), a uma volta
18º) Kevin Magnussen (DIN/Haas), a uma volta
19º) Pietro Fittipaldi (BRA/Haas), a duas voltas

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.