Jovem Pan
Publicidade

Vettel larga bem, vence GP da Bélgica e diminui vantagem do líder Hamilton

Vettel conseguiu ultrapassagem na primeira volta

Sebastian Vettel aproveitou a potência do motor Ferrari e a característica do circuito de Spa-Francorchamps para ultrapassar Lewis Hamilton, da Mercedes, e vencer o GP da Bélgica de Fórmula 1. O alemão assumiu a ponta logo na primeira volta e a manteve até o fim, sem ser incomodado, enquanto o britânico terminou em segundo e Max Verstappen, da Rede Bull, completou o pódio.

Publicidade
Publicidade

Líder do Mundial de Pilotos, Hamilton largou na pole position, beneficiado no treino de classificação por causa da chuva, mas não foi páreo para Vettel na pista seca. Com a vitória, a quinta na temporada, o alemão chegou a 52 na carreira, uma mais do que Alain Prost, com quem estava empatado. Líder da estatística, Michael Schumacher soma 91 e Hamilton tem 68, cinco em 2018 também.

Logo na primeira curva, Nico Hulkenberg, da Renault, acertou a traseira da McLaren de Fernando Alonso, que decolou e pulou por cima da Sauber de Charles Leclerc – os três pilotos abandonaram a prova e o safety car entrou na pista. Kimi Raikkonen, da Ferrari, sofreu um furo de pneu na primeira volta e caiu para 14 º, enquanto Daniel Ricciardo foi para último por causa de avaria na traseira da Red Bull dele.

Depois de Vettel passar Hamilton, Ocon tentou passar ambos e assumir a ponta, mas caiu para quarto, ultrapassado pelo colega dele de equipe. Com carros mais competitivos, Verstappen e Valtteri Bottas – que largou em 17º por causa de troca do motor – alcançaram a dupla da Force India e ganharam as posições. Por outro lado, Ricciardo e Raikkonen não se recuperaram do início ruim e acabaram abandonando o GP da Bélgica.

Entre Vettel e Hamilton, nenhuma possibilidade de alternância de posições. O alemão da Ferrari foi a 214 pontos na classificação do campeonato, enquanto o piloto britânico agora soma 231. Raikkonen segue em terceiro, com 146, mas Bottas encostou, porque foi a 142. Na disputa interna da Red Bull, Ricciardo permaneceu com 118 e perdeu a quinta posição na classificação para Verstappen, que foi a 120.

Próxima etapa do calendário, o GP da Itália está marcado para o dia 2 de setembro, no circuito de Monza. Como de costume, dois treinos livres vão acontecer na sexta-feira, dia 31, e um no sábado, 1º de setembro, mesmo dia em que será realizado o treino de classificação.

Publicidade
Publicidade