Pau e Marc Gasol jogarão na histórica primeira partida NBA na África

  • Por Agência EFE
  • 16/07/2015 10h04
Pau e Marc Gasol disputarão a primeira partida que a NBA realizará na África do Sul

Pau e Marc Gasol, jogadores dos Chicago Bulls e do Memphis Grizzlies, respectivamente, estarão presentes na histórica primeira partida que a NBA realizará no Ellis Park Arena de Johanesburgo (África do Sul) em 1 de agosto, segundo anunciou nesta quinta-feira a Liga Americana de Basquete.

O encontro, para o qual já não há entradas, será disputado entre uma equipe de estrelas nascidas na África ou com ascendência do continente, e outro combinado formado por jogadores do resto do mundo, com presença confirmada dos irmãos Gasol.

“Quando ouvi falar da primeira partida da NBA na África, não quis perder a oportunidade de participar”, declarou Pau, que apesar do início da concentração da seleção espanhola para o Euroliga de basquete coincidir em datas com o encontro, conseguiu permissão da Federação Espanhola de Basquete para se incorporar à equipe mais tarde.

O mais velho dos Gasol se mostrou encantado com a oportunidade. “O continente africano tem um significado especial para mim através da minha Fundação. Tenho muitas vontade de jogar e oferecer um bom espetáculo aos fãs, e de participar de atividades para a comunidade local”, explicou Pau.

A equipe africana será liderada pelo ala do Miami Heat, Luol Deng, nascido no Sudão do Sul, mas no entanto, não poderá contar com o espanhol Serge Ibaka, pivô dos Thunder de Oklahoma nascido no Congo, que não jogará por estar se recuperando de uma lesão.

No conjunto do resto do mundo, junto aos irmãos Gasol estarão presentes jogadores como Chris Paul, do Los Angeles Clippers, e o pivô do Denver Nuggets, Kenneth Faried.

Gregg Popovich, cinco vezes campeão da NBA, treinará o combinado africano, junto com o Treinador do Ano da NBA de 2014-15, Mike Budenholzer, do Atlanta Hawks, enquanto Lionel Hollins, do Brooklyn Nets, dirigirá a equipe do resto do mundo, e contará com Brad Stevens, do Boston Celtics , como técnico assistente.

A partida será precedida de diversas atividades que a NBA realizará em Johanesburgo dentro das associações benéficas que fazem parte da Liga, onde estarão presentes os jogadores que disputarão o encontro.

Desde que Hakeem Olajuwon foi escolhido no draft de 1984 pelo Houston Rockets, mais de 35 jogadores do continente africano passaram pela NBA.