“Pequena Champions” se prepara para expansão, enquanto revela mais craques

  • Por Agencia EFE
  • 24/11/2014 11h10

Olga Martín.

Madri, 23 nov (EFE).- A Liga dos Campeões sub-19, que esta em sua segunda edição e tem o Barcelona como atual campeão, prepara sua expansão, consolidada como a maior competição entre jovens do futebol europeu, tendo revelado o espanhol Munir El Haddadi e os portugueses Rochinha e Gonçalo Guedes.

O meia-atacante do Barça, já incorporado ao time principal, foi artilheiro da edição de estreia, com 11 gols, e se tornou uma espécia de inspiração para os atletas que disputam a competição nesta temporada.

Munir fez dois gols na vitória do time espanhol sobre o Benfica por 3 a 0, na final da Liga dos Campeões sub-19 da temporada passada, em jogo disputado no Estádio Colovray, em Nyon, na Suíça. Depois disso, já foi até convocado para a seleção espanhola, em jogo pelas Eliminatórias para a Eurocopa de 2016.

O desenvolvimento esportivo e educacional dos jovens atletas é um dos objetivos da Uefa, ao organizar a competição, que na próxima edição terá o dobro de clubes, chegando a 64. Além dos 32 times que disputarão a fase de grupos da Liga dos Campeões “adulta”, mais 32 campeões nacionais entrarão na disputa.

A alteração do formato valerá da próxima temporada até 2018. Apesar da ampliação do número de times participantes, o calendário seguirá o mesmo, acompanhando a disputa da competição entre times principais.

Desde o surgimento da ideia, a “pequena Champions” visa dar experiência aos garotos, permitindo com que viajem juntamente ao elenco principal. Além disso, eles são incluídos em programas e campanhas informativas da Uefa, pelo respeito ao próximo, contra o preconceito, antidoping e de combate a manipulação de resultados.

Rapidamente, a competição vem se consolidando na Europa, com bom público nos estádios e boa audiência nas emissoras de televisão que fazem transmissão. Nas pesquisas realizadas pela Uefa, 47% dos clubes participantes apontaram a “pequena Champions” como excelente, e 50% como boa.

Os jogos foram transmitidos para 90 países, incluíndo o Brasil, e tiveram audiência de 12,4 milhões de espectadores.

Atualmente, a competição está na quarta rodada da fase de grupos. Algumas equipes já garantiram classificação para as oitavas de final: Atlético de Madrid, Benfica, Manchester City, Chelsea e Schalke 04. Nesta semana acontecerá a quinta rodada, que pode valer vaga para Olympiacos, Real Madrid, Basel, Monaco, Anderlecht, Roma, Ajax, Paris Saint-Germain, Shakhtar Donetsk e Porto.

Os artilheiros da competição são o alemão Marc Brasnic e o inglês Daniel Crowley, cada um com cinco gols marcados.

A decisão da competição acontecerá em 27 de abril de 2015, mais uma vez no Estádio Colovray, em Nyon. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.