Jovem Pan
Publicidade

Prass defende pênalti e Dudu garante vitória do Palmeiras contra o Corinthians

Dudu Palmeiras

Antes do início do clássico, integrantes de torcidas organizadas de Palmeiras e Corinthians protagonizaram pelo menos três brigas em São Paulo, em uma delas, nas imediações da estação de trem São Miguel Paulista, na Zona Leste, um homem morreu.

Publicidade
Publicidade

Dentro de campo, o jogo valia um tabu: no Pacaembu, o clube do Parque São Jorge não perdia para o rival desde 17 de setembro de 1995, mais de duas décadas.

A partida começou movimentada, com o Palmeiras fazendo duas linhas de quatro para barrar as subidas de Fagner e Uendel. A marcação adiantada do time alviverde impedia o Corinthians de sair do campo de defesa sem rifar a bola. Aos 16 minutos, na primeira chance de perigo criada pelo alvinegro, Giovanni Augusto cavou a bola para Lucca na ponta esquerda, perto da grande área, o atacante chutou com perigo à esquerda do gol de Fernando Prass.

Aos 21 minutos, em contra-ataque rápido, Alecsandro lançou Gabriel Jesus, que chutou forte e exigiu grande defesa de Cássio. Aos 30, houve pausa para os atletas se hidratarem. No retorno, a tática de pressionar no campo de ataque ia dando certo para o Palmeiras, o Corinthians tinha muita dificuldade de ficar com a bola.

Até o apito final do primeiro tempo, pouco aconteceu. O jogo seguiu fraco tecnicamente, mas muito brigado – Lucca e Felipe, do Corinthians, e Gabriel Jesus, do Palmeiras, levaram cartão amarelo. Com a punição, o palmeirense foi suspenso e não enfrenta o Mogi Mirim pela última rodada do Paulista.

A segunda etapa começou com o Corinthians valorizando a posse de bola. Sem ritmo de jogo, Elias deu lugar a Maycon aos 8 minutos. Logo em seguida, Gabriel Jesus cruzou da esquerda para Alecsandro, que bateu de primeira, de pé direito. Cássio, no reflexo, fez novamente grande defesa e salvou o alvinegro.

Aos 12, Tite fez sua segunda substituição, promovendo a entrada de Romero no lugar de Guilherme, compondo a segunda linha de quatro pela direita.  Quatro minutos depois, Cuca optou por Dudu na vaga de Robinho, buscando velocidade nos contra-ataques.

Aos 27, o árbitro assinalou pênalti para o Corinthians. Thiago Martins derrubou Giovanni Augusto ao tentar afastar a bola. Lucca cobrou no canto direito, mas a estrela de Prass brilhou e o goleiro espalmou o chute.

Aos 30 minutos, veio o castigo para o Corinthians: Egídio lançou no centro da área, Zé Roberto desviou de cabeça e Dudu, também de cabeça, aproveitou bobeada de Cássio e mandou para as redes. 1 a 0 Palmeiras.

9 minutos depois, Dudu escapou pela direita, invadiu a área e bateu cruzado. Gabriel Jesus tocou na bola e marcou, mas o lance foi invalidado porque o atacante estava impedido. O resultado se manteve até o final e o Palmeiras alcançou merecida vitória, quebrando o jejum de 21 anos sem derrotar o adversário no estádio do Pacaembu.

O alviverde ainda assumiu a liderança do grupo B do Campeonato Paulista com 21 pontos, um a mais que o São Bernardo, derrotado pelo Audax por 2 a 1 neste sábado (02). O Corinthians segue com folga na liderança do grupo D com 32 pontos, 10 a mais que RB Brasil, segundo colocado.

Publicidade
Publicidade