Puig volta a bater Kvitova e avança para encarar Radwanska nas quartas em Tóquio

  • Por Estadão Conteúdo
  • 21/09/2016 12h33

Monica Puig avançou para as quartas de final do WTA de Tóquio

EFE Monica Puig avançou para as quartas de final do WTA de Tóquio

Medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio, onde desbancou na decisão de simples feminina ninguém menos do que a alemã Angelique Kerber, nova líder do ranking mundial, Monica Puig voltou a fazer bonito nesta quarta-feira. A tenista porto-riquenha avançou às quartas de final do Torneio de Tóquio ao derrotar a checa Petra Kvitova, sétima cabeça de chave do evento de nível Premier do circuito profissional, por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 1/6, 6/4 e 6/4. 

Hoje na 33ª posição da ATP, Puig assim se credenciou para enfrentar na próxima fase a polonesa Agnieszka Radwanska, segunda pré-classificada, que em outro duelo do dia superou a checa Barbora Strycova com parciais de 6/3, 3/6 e 7/5.

No Rio, Puig fez história ao conquistar a primeira medalha de ouro de Porto Rico em uma edição da Olimpíada, sendo que até então a tenista tinha como seu outro único outro título o Torneio de Estrasburgo de 2014, na França. Até antes do feito de Puig, a nação da tenista tinha acumulava apenas oito medalhas na história olímpica, entre elas duas de prata e seis de bronze. 

Naquela ocasião, Kerber ainda figurava como vice-líder do ranking mundial e foi surpreendida por uma adversária que em sua campanha passou, entre outras, por Garbiñe Muguruza e justamente por Petra Kvitova, esta derrotada nas semifinais pela porto-riquenha.

Neste novo encontro entre as duas tenistas, a atual 16ª colocada do ranking foi arrasadora no primeiro set ao confirmar todos os seus saques e aproveitar três de cinco chances de quebrar o serviço de Puig para fazer 6/1. 

A partir da segunda parcial, porém, a jogadora de Porto Rico começou a reagir e mostrou muita força para seguir viva no duelo Além de salvar cinco chances de quebra cedidas para a checa, ela converteu um de dois break points para aplicar o 6/4 que empatou a partida.

Já no terceiro set, Kvitova chegou a conseguir uma nova quebra de saque, mas a porto-riquenha converteu mais dois de cinco break points para repetir o 6/4 que concretizou a sua surpreendente virada. Essa foi, por sinal, a segunda vitória de Puig em dois jogos com Kvitova, que nos Jogos do Rio também caiu por 2 sets a 1 diante da adversária.

Outra duas tenistas que derrotaram favoritas e também avançaram às quartas de final em Tóquio nesta quinta-feira foram a dinamarquesa Caroline Wozniacki, ex-líder do ranking mundial, e a japonesa Naomi Osaka. A primeira delas, hoje na 28ª posição da WTA, surpreendeu a espanhola Carla Suárez Navarro, sétima cabeça de chave, com parciais de 7/6 (7/4), 4/6 e 6/4. Já a tenista da casa arrasou a eslovaca Dominika Cibulkova, sexta pré-classificada, por 6/2 e 6/1.

Assim, Wozniacki se credenciou para encarar na próxima fase a vencedora da partida entre a casaque Yulia Putintseva e a polonesa Magda Linette. Já Osaka terá pela frente nas quartas de final a ganhadora do confronto entre a checa Karolina Pliskova, terceira cabeça de chave, e a búlgara Aliaksandra Sasnovich.

Novamente derrotada por Puig, Kvitova ficou com a medalha de bronze nos Jogos do Rio, onde superou na disputa pela medalha a norte-americana Madison Keys.