Reforçado, Flamengo encara Maccabi por inédito título intercontinental
Rio de Janeiro, 25 set (EFE).- Campeão estadual, do Novo Basquete Brasil (NBB) e da Liga das Américas, o Flamengo enfrentará duas vezes na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, o detentor do título da Euroliga, Maccabi Tel Aviv, de Israel, pela Copa Intercontinental.
Esta será a 23ª vez que a Federação Internacional de Basquete (FIBA) organizará um torneio internacional. No ano passado, a competição voltou a ser disputada após 17 anos, com o Olympiacos, da Grécia, levando a melhor sobre o Pinheiros/Sky, primeiro por 81 a 70 e depois por 86 a 69.
Para o duelo, a equipe carioca se reforçou com dois atletas que atuaram na NBA, o ala argentino Walter Herrmann, ex-Charlotte Bobcats e Detroit Pistons, e o ala-pivô americano Derrick Caracter, que vestiu a camisa do Los Angeles Lakers.
“Venho para ajudar e a expectativa para o Mundial é a melhor possível”, afirmou Caracter, 58º colocado no draft, que teve dois pontos de média na temporada 2010/2011.
Como preparação para os jogos contra o Maccabi, o rubro-negro encarou dois amistosos com o Pinheiros, justamente o rival na decisão na Liga das Américas. Primeiro, o Fla venceu por 70 a 63 e depois por 67 a 63, ainda sem Caracter.
Além do argentino e do americano, o Rubro-Negro ainda conta com Marcelinho Machado e Marquinhos, que defenderam a seleção brasileira na campanha do sexto lugar no Campeonato Mundial, disputado até o início deste mês, na Espanha. Outro destaque do time é o ala-pivô Cristiano Felício, uma das grandes revelações do país.
O Maccabi Tel Aviv, por sua vez, chegou ao Brasil nesta terça-feira, quatro dias depois de perder a final da Supercopa de Israel para o Hapoel Jerusalem por 81 a 78. A competição foi a primeira do clube na temporada, envolvendo as oito primeiras colocadas na edição anterior do campeonato nacional.
Para esta temporada, a equipe apresenta novidades, como a troca de técnico. Saiu o americano David Blatt, que assumiu o Cleveland Cavaliers, e entrou o israelense Guy Goodes, que até o fim da temporada passada era auxiliar.
Outro que deixou o Maccabi foi Tyrese Rice, MVP do Final Four da Euroliga. O armador americano se transferiu para o Khimki, da Rússia. O substituto do craque da última edição da competição continental é outro americano, MarQuez Haynes, que estava no Montepaschi Siena, da Itália.
O novo comandante, garantiu em entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira no HSBC Arena, que fica na Barra da Tijuca, na zona oeste, que a equipe está pronta para buscar o segundo título intercontinental da história – o primeiro foi em 1980.
“O time está preparado tanto física como mentalmente para enfrentar esse jogo”, garantiu Goodes.
O primeiro duelo entre Flamengo e Maccabi acontecerá nesta sexta-feira, às 21h30 (horário de Brasília). O segundo jogo será no domingo, às 12h (horário de Brasília). Quem vencer os dois jogos será campeão, e em caso de igualdade em vitórias, o saldo de pontos definirá o vencedor.
As entradas para o jogo estão sendo vendidos pelo site Ingresso Rápido (http://www.ingressorapido.com.br/) ou em pontos de vendas físicos que podem ser conferidos no telefone 4003-2051. EFE
jrv/bg
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.