Jovem Pan
Publicidade

Rússia pede inclusão de outros 10 atletas nos Jogos Olímpicos do Rio

Yulia Efimova foi flagrada no antidoping pelo uso de uma substância proibida pela segunda vez na carreira

O Comitê Olímpico Russo (COR) solicitou nesta sexta-feira a inclusão de outros dez atletas nos Jogos do Rio de Janeiro, alegando que eles não podem ser punidos duas vezes pela mesma violação das regras antidoping.

Publicidade
Publicidade

A Rússia se baseia na decisão divulgada há poucas horas pela Corte Arbitral do Esporte (CAS), que reprovou a determinação do COI de excluir atletas só por terem sido flagrados no passado.

“Nossas federações devem se apressar, já que a equipe olímpica deve ser ampliada”, disse o ministro de Esportes da Rússia, Vitaly Mutko, citando a proximidade da cerimônia de abertura dos Jogos do Rio de Janeiro na noite desta sexta-feira, no Maracanã.

Mutko destacou que a CAS aceitou “parcialmente” o recurso apresentado pela campeã mundial e medalha de bronze em Londres 2012, a nadadora Yulia Efimova, que já cumpriu mais de um ano de suspensão devido ao consumo de anabolizantes.

Além de Efimova, o COR espera que outros três nadadores sejam autorizados a disputar os Jogos do Rio: Mikhail Dovgaliuk, Natalia Lovtsova e Anastasia Krapivina. Além disso, o comitê pediu que o lutador Víctor Lebedev, os remadores Ivan Podshivalov e Anastasia Karabelshikova, e os ciclistas Ilnur Zakarin, Olga Zabelinskaya e Sergei Shilov participem das competições olímpicas.

O COI deu sinal verde ontem a uma equipe olímpica russa integrada por 271 atletas, quando a lista original proposta pelo COR era de 387. Além dos 67 afastados pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF, na sigla inglês), que baniu a Rússia da competição, outros quase 50 atletas foram incluídos, mais da metade deles integrantes da equipe de remo e halterofilismo, além de seis canoístas.

Segundo a imprensa russa, apesar de claramente afetada, a atual equipe do país deve conquistar 70 medalhas, nove a menos do que em Londres, mas apenas 15 outros, o que poderia ser insuficiente para ficar com o terceiro lugar no quadro de medalhas.

Publicidade
Publicidade