Jovem Pan
Publicidade

Seleção do Interior! Veja 11 jogadores do Paulistão que poderiam reforçar seu time

De Leandro Amaro a Wellington Simião

Buscar reforços no mercado da bola não é uma tarefa tão difícil quanto parece, mas a falta de visão de alguns dirigentes impede que os times fortaleçam o elenco para a sequência da temporada. Nos campeonatos estaduais é comum aparecerem alguns destaques, como aconteceu no Paulistão deste ano com Xuxa. No entanto, dessa vez a Ponte Preta não deixou passar a chance e se reforçou para o Brasileirão e Sul-Americana com o meia de 35 anos do Mirassol.

Publicidade
Publicidade

Reforços como o camisa 10 do Mirassol, autor de cinco gols no Paulistão, são bons e baratos. Muitos desses jogadores que disputam os estaduais pelos times do interior assinam um contrato de curta duração, possibilitando a saída após os campeonatos sem custos, ou com uma pequena compensação financeira. A Jovem Pan faz uma seleção com nomes que se destacaram na fase de grupos do Paulistão e poderiam reforçar o seu time para o restante da temporada:

Neneca (Botafogo)

Com 36 anos, Neneca pode ser considerado um goleiro velho para reforçar uma equipe da Série A do Brasileirão, por exemplo. No entanto, o camisa 1 do Botafogo é um dos mais constantes e seguros do Paulistão – atuou nos 12 jogos e sofreu 10 gols (o terceiro menos vazado). Com sua experiência, poderia ser uma boa opção para times que contam com goleiros mais novos, ou questionáveis. Seu contrato com a Pantera vai até o dia 30 de novembro deste ano.

Samuel Santos (Botafogo)

Formado na base do Palmeiras, o lateral-direito do Botafogo ficou conhecido na fase de grupos do Paulistão não apenas por ter se estranhado com o volante Felipe Melo na primeira rodada, mas também pelo bom futebol apresentado nas 11 partidas que participou até então. Sua principal característica é a descida em velocidade ao ataque, além de fazer uma boa marcação atrás. Muitas jogadas de gols da Pantera saíram do lado direito, com o camisa 2.

Gabriel Santos (São Bento)

Apesar do seu time ter escapado do rebaixamento apenas na última rodada da fase de grupos, Gabriel Santos pode ser considerado um dos destaques do São Bento e uma das boas opções para reforçar alguns times na sequência da temporada. Com 34 anos, o zagueiro com passagens por Palmeiras e Fluminense comandou a defesa do time de Sorocaba no Paulistão e se destacou também pelas boas aéreas no ataque. Seu contrato com o Azulão vai até dia 30 de abril.

Leandro Amaro (Ferroviária)

Contestado em sua passagem pelo Palmeiras, Leandro Amaro parece ter recuperado o bom futebol com a camisa da Ferroviária no Campeonato Paulista deste ano. Com 30 anos, o zagueiro ajudou o time de Araraquara a escapar do rebaixamento. Com muita raça e vontade, se destacou nas jogadas por cima, tanto atrás quanto na frente. Marcou dois gols, inclusive o da vitória sobre o Santos na Vila Belmiro. Seu contrato tem duração até o dia 30 de abril.

Thiago Carleto (Linense)

Com 28 anos e passagens por São Paulo, Santos, Botafogo e Fluminense, Thiago Carleto se destacou junto com o Linense no Paulistão. Bem no setor defensivo, o lateral-esquerdo também marcou um gol na competição e foi responsável por servir seus companheiros em duas oportunidades. O único fator negativo é em relação a disciplina: em nove jogos, acabou sendo expulso duas vezes. O contrato do lateral com o Linense acaba no dia 8 de maio.

Nando Carandina (Red Bull Brasil)

Volante de boa marcação, saída de bola com qualidade e arremates fortes de longa distância, Nando Carandina voltou a se destacar com a camisa do Red Bull Brasil no Campeonato Paulista. Este ano, o atleta de 26 anos participou de nove partidas, marcando um gol e recebendo apenas dois cartões amarelos. Sua principal atuação aconteceu na partida contra o Santos, no Pacaembu. Com contrato até 30 de novembro deste ano é uma boa opção no mercado da bola.

Wellington Simião (Ituano)

Um volante que atuou ao longo do Paulistão com mais liberdade para chegar ao ataque, Wellington Simião chamou a atenção pela eficiência na troca de passes e, principalmente, na finalização. Em 11 jogos disputados, o atleta de 30 anos marcou três gols pelo Ituano, inclusive contra o São Paulo, no Morumbi. Seu contrato com o clube de Itu tem duração até 30 de novembro deste ano.

Clébson (São Bento)

Começou o Paulistão como uma das opções do treinador Paulo Roberto Santos e conquistou a titularidade ao longo da fase de grupos. Com 31 anos, é um meia clássico, com passagens pelo futebol do Nordeste e do interior de São Paulo. Nos 10 jogos pelo São Bento, participou efetivamente das jogadas ofensivas da equipe, finalizando e dando assistências importantes, como na partida contra o Mirassol. O contrato com o clube de Sorocaba vai até 30 de abril.

Rafael Bastos (Botafogo)

Com 32 anos, Rafael Bastos é um meia que pode atuar mais recuado também. Durante a fase de grupos do Paulistão, se destacou tanto na marcação e recomposição defensiva, quanto nas chegadas com perigo à frente. Participou de 11 partidas do Botafogo e marcou duas vezes, além das assistências para os atacantes Marcão e Francis. Seu contrato com o clube de Ribeirão Preto encerra no dia 10 de maio, ficando livre para negociar com qualquer time.

Henan (Santo André)

Um dos artilheiros do Paulistão com sete gols, o atacante Henan pode ser considerado um dos destaques da competição. Com a camisa do Santo André, equipe que escapou do rebaixamento somente na última rodada, o atleta de 29 anos se mostrou decisivo e oportunista. Pode ser uma peça importante, ou até mesmo uma opção para times na sequência da temporada. O contrato com o clube do ABC Paulista se encerra neste sábado.

Francis (Botafogo)

Depois de atuar por três temporadas no futebol português, Francis voltou ao Botafogo para disputar o Paulistão. E o retorno não poderia ser melhor: em 11 jogos disputados, marcou quatro gols e virou uma referência do time de Ribeirão Preto, que conquistou uma das vagas nas quartas de final. No entanto, quem se interessar pelo atacante de 26 anos certamente terá que desembolsar uma grana, já que seu contrato vai até 31 de dezembro.

Publicidade
Publicidade