STJ declara Sport o único campeão brasileiro de 1987

  • Por Jovem Pan
  • 08/04/2014 17h15
Caixa divulga imagem da "Taça das Bolinhas"

O Sport foi declarado o único campeão brasileiro do ano de 1987 pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta terça-feira. Por 4 votos a 1, a entidade impede que a CBF declare tanto Flamengo como Sport campeões brasileiros deste ano

A decisão ainda beneficia indiretamente o São Paulo, que com isso pode reivindicar a “Taça das Bolinhas”, troféu que fica em posse do primeiro clube que ganhou cinco vezes o Campeonato Brasileiro, levando-se em conta apenas os torneios disputados a partir de 1971.

A CBF havia definido em 2011 que tanto Sport quanto Flamengo foram campeões brasileiros em 87, mas o clube pernambucano não concordou com a decisão, a levando para o STF.

A Copa União de 1987 é cercada de polêmicas. Organizada inicialmente pelo recém-criado Clube dos 13, a competição posteriormente foi ampliada com múltiplos módulos, organizados pela CBF, para integrar um maior número de clubes. Durante a fase final, a entidade máxima do futebol brasileiro determinou que haveria uma fase final entre os dois primeiro colocados do módulo verde, organizado pelo Clube dos 13 e o módulo amarelo, organizado pela própria CBF.

Flamengo e Internacional, campeão e vice do módulo amarelo, respectivamente, decidiram boicotar a nova fase, fazendo com que Sport e Guarani disputassem a decisão da Copa União. A polêmica gerou décadas de debate sobre quem é o real campeão brasileiro de 87.