Teliana é campeã em Bogotá e quebra jejum de 27 anos para o Brasil
Bogotá, 19 abr (EFE).- A pernambucana Teliana Pereira venceu a cazaque Yeroslava Shvedova neste domingo por 2 sets a 0 na final em Bogotá, com parciais de 7-6(2) e 6-1, e se tornou a primeira brasileira a vencer um torneio da WTA em simples em quase 27 anos.
Nascida em julho de 1988, Teliana não era nascida na última vez em que uma tenista nascida no Brasil conquistou um título em competição da WTA. A última a realizar o feito havia sido Niege Dias, dois meses antes, em Barcelona.
Com uma campanha irretocável, a pernambucana passou por tenistas importantes, como a italiana Francesca Schiavone, ex-campeã de Roland Garros, na estreia, e a ucraniana Elina Svitolina, 27ª colocada do ranking mundial e primeira cabeça de chave, nas semifinais. Na decisão, ela bateu a número 75 do mundo e vice-campeã do Rio Open, em fevereiro.
Além do troféu, a vitória deste domingo valeu a Teliana uma premiação de US$ 43 mil e a volta ao top-100 com o melhor ranking da carreira, em 81º lugar.
E a tenista de 26 anos não foi a única brasileira a comemorar em Bogotá. Bia Haddad e Paula Gonçalves venceram as americanas Irina Falconi e Sehlby Rodgers no super tie-break e ficaram com o título nas duplas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.