Testes, G4 e o Brasileirão que segue vivo para os paulistas após título corintiano

  • Por Jovem Pan
  • 23/11/2015 18h13
Montagem sobre Folhapress O Campeonato Brasileiro ainda é importante para Palmeiras

O Campeonato Brasileiro já “acabou” para um dos quatro grandes clubes paulistas: a apoteose do campeão Corinthians aconteceu no domingo com a goleada sobre o São Paulo por 6 a 1 em sua Arena. Contra Sport e Avaí, o clube apenas tentará fazer com que sua campanha acabe com números ainda melhores. No entanto, para seus rivais, ainda há muito em jogo na atual edição do torneio nacional. O Palmeiras, quase sem chances de G4, terá duas chances de observar seu elenco, enquanto Santos e São Paulo devem levar bem a sério as duas rodadas finais.

Confira como cada um dos clubes deve encarar o final do Campeonato Brasileiro e o que ainda está em jogo para cada um deles.

Palmeiras: testes e definições para 2016

Antes da pausa do Brasileirão, já era improvável que o Verdão conseguisse uma vaga no G4. Depois dos empates contra Atlético-PR e Cruzeiro, essa possibilidade está praticamente descartada. Como as finais da Copa do Brasil já batem à porta, as duas últimas rodadas tampouco servirão para preparar o time titular. Portanto, a única utilidade que a competição pode ter ao clube é servir como teste para jogadores que ainda precisam cavar seu espaço no elenco para 2016. É o caso de João Pedro, Leandro Almeida, Allione, Cristaldo e Mouche, entre outros.

Além disso, seria interessante para o Palmeiras terminar, ao menos, na parte de cima da tabela, entre os dez primeiros colocados. No entanto, diante da final da Copa do Brasil, última chance de título e vaga na Libertadores, isso se torna apenas um detalhe.

Santos: uma alternativa à Copa do Brasil

Apesar de ter o Santos como favorito, a decisão da Copa do Brasil, como um típico mata-mata, promete ser bastante disputada, ainda mais se tratando de um clássico, e o melhor time pode deixar o título escapar. Por isso, é arriscado para o clube priorizar a final e escalar o time reserva, como fez na derrota para o Coritiba. Esse resultado, somado ao empate com o Flamengo na rodada anterior, tiraram o Peixe do G4.

O descuido pode aumenta o risco de a temporada acabar da pior forma possível para o Santos: sem o título da Copa do Brasil e sem uma vaga na Libertadores de 2016. Este cenário parecia muito pouco provável há algumas semanas. Para evitar a decepção, Dorival Junior precisará conquistar o objetivo em uma das duas frentes. No Brasileirão, restam jogos contra Vasco, fora de casa, e Atlético-PR, na Vila Belmiro. Contra os cariocas, no entanto, o Peixe deve novamente ir a campo com os reservas.

São Paulo: a última chance de salvar a temporada

A temporada do São Paulo é muito estranha: apesar de todas as crises nos bastidores, com renúncia do ex-presidente Carlos Miguel Aidar, das constantes trocas de técnicos e do péssimo retrospecto contra os rivais paulistas, ainda há chance de conquistar uma vaga na Libertadores, um prêmio que muitos são-paulinos julgam que o clube não merece. Se o Campeonato Brasileiro acabasse agora, o Tricolor conseguiria esse objetivo, pois, apesar da goleada sofrida para o Corinthians por 6 a 1, ainda ocupa a quarta posição.

Para se manter no G4, basta ao São Paulo vencer o Figueirense no Morumbi e o Goiás no Serra Dourada, dois times que lutam contra o rebaixamento. Portanto, o técnico Milton Cruz deve escalar força máxima nos dois compromissos para fazer com que a temporada acabe, apesar de tudo, de maneira positiva.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.