Toronto aproveita Pan e passa a ter diversas instalações esportivas de elite

  • Por Efe
  • 09/07/2015 15h47
Divulgação Pan Americano Toronto 2015

Nos últimos anos, Toronto se voltou para a construção e reformas de instalações esportivas para conseguir que os Jogos Pan-Americanos sejam de êxito esportivo, mas principalmente, deixem legado para o futuro.

Apesar de ser a cidade mais populosa e rica do Canadá, e a que mais cresce na América do Norte, a sede do evento poliesportivo neste ano sofria inusitada carência de locais para a prática de diversas modalidades esportivas, principalmente de alto escalão.

Das 32 instalações que serão utilizadas nos Jogos Pan-Americanos, dez foram construídos agora, sendo que outros 15 foram profundamente remodelados, para este que é o maior evento da história do Canadá. Ao todo, foram investidos 674 milhões de dólares canadenses (R$ 1,7 bilhão), em obras.

A grande joia de Toronto 2015 é o Centro Aquático, que fica no bairro de Scarborough, no leste da cidade, que receberá as disputas da natação, salto, nado sincronizado, esgrima e parte do pentatlo moderno. Além disso, será palco da natação e vôlei no Parapan.

Esta foi a maior e mais cara instalação construída espeficamente para o evento, com custo de 200 milhões de dólares canadenses (R$ 505,1 milhões), contando com duas piscinas de 50 metros, piscina de saltos com 5 metros de profundidades, com plataformas de 3, 5, 7,5 e 10 metros.

O Centro Aquático ainda conta com uma edificação em separado, que abriga um ginásio, que pode receber treinamentos e ainda competições, com arquibancada capaz de receber 2 mil pessoas.

Os organizadores projetaram o local para reduzir impacto ambiental, já que a irrigação das instalações são feitas com água de chuva e armazenada em cisternas subterrâneas. Dos 5.632 metros quadrados dos telhados dos prédios, 35% são ajardinados, o que permite economia de energia e reduz o calor.

Outro dos novos espaços feitos para os Jogos é o estádio de futebol construído na cidade de Hamilton, a aproximadamente 60 quilômetros a sudoeste de Toronto, com capacidade de 24 mil espectadores.

Os 32 jogos dos torneios masculinos e feminino serão no estádio. Depois do fim do evento, será utilizado como sede do time local de futebol canadense (similar ao futebol americano).

Também se destaca na nova distribuição de espaços esportivos da região, o Velódromo de Milton, em que acontecerão as competições de ciclismo de pista, com homologação na classe 1 internacional, sendo o segundo da América do Norte de máxima categoria.

O local é composto por uma pista de madeira de 250 metros de extensão, com angulação de 42 graus, e capacidade para 2,5 mil pessoas.

Outras instalações reformuladas para Toronto 2015 são o Centro de BMX, o Centro de Markham (badminton, tênis de mesa e polo aquático), os Campos da Universidade de Toronto (hóquei na grama) e o estádio de atletismo da Universidade de York. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.