Jovem Pan
Publicidade

Vereadores conseguem assinaturas para abrir a CPI das Olimpíadas no Rio

Complexo de Deodoro receberá provas no Rio 2016

A CPI das Olimpíadas no Rio de Janeiro já tem o número de assinaturas necessárias para sua abertura. As investigações na Câmara Municipal visarão a investigar contratos de obras para o evento esportivo deste ano.

Publicidade
Publicidade

As 17 assinaturas, que equivalem a um terço dos parlamentares cariocas, foram enviadas à mesa diretora da Câmara Municipal. Falta ainda a homologação do presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Felippe, do PMDB, mesma sigla do prefeito Eduardo Paes. Os trabalhos estão previstos para começar já na próxima semana. A Comissão Parlamentar de Inquérito tem previsão de 120 dias de duração, prorrogáveis por mais 60 dias.

Os vereadores querem ouvir logo de início o prefeito Paes e o secretário de governo Pedro Paulo, deputado federal e pré-candidato do partido à sucessão municipal. A Prefeitura trabalha nos bastidores para tentar inviabilizar a abertura da Comissão. A base governista de Eduardo Paes é maioria na Câmara.

O pedido de abertura da comissão é liderado pelo vereador Jefferson Moura (Rede). Os parlamentares alegam que a Prefeitura do Rio não está sendo transparente e pretendem abrir a “caixa-preta” dos gastos bilionários.

Recentemente, a Justiça Federal do Rio bloqueou cerca de R$ 130 milhões da Caixa Econômica Federal que seriam repassados ao Complexo de Deodoro, onde serão realizadas provas dos jogos. A suspeita é de que tenham ocorrido irregularidades no contrato de terraplanagem feito pelas empresas OAS e Queiroz Galvão.

Alguns contratos de empreiteiras em obras dos Jogos já estão sendo investigados pela Operação Lava Jato.

Com informações de Rodrigo Viga, do Rio de Janeiro

Publicidade
Publicidade