Xi Jinping agradece apoio do COI e promete Jogos de Inverno “excelentes”

  • Por Agencia EFE
  • 31/07/2015 13h58

Pequim, 31 jul (EFE).- O presidente da China, Xi Jinping, agradeceu ao Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta sexta-feira pela escolha de Pequim como sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, e afirmou que o desejo dos 1,3 bilhão de chineses é ter um evento “inovador, extraordinário e excelente”.

“Cumpriremos nossos compromissos e seremos testemunhas, junto a povos das outras nações e ao COI, da chegada de uma nova fase no desenvolvimento dos esportes de inverno e da expansão do espírito olímpico”, afirmou em mensagem ao COI, após a designação de Pequim.

O líder chinês acrescentou que em Pequim serão cumpridos os objetivos da chamada Agenda 2020, os novos compromissos do COI para que os Jogos Olímpicos do futuro sejam mais sustentáveis e acessíveis.

O presidente da China também parabenizou os organizadores da candidatura, aos quais pediu para que “continuem trabalhando duro” para proporcionar Jogos Olímpicos de Inverno nos quais Pequim não estará só, já que as provas de esqui serão realizadas na província vizinha de Hebei, talvez a grande beneficiada da designação do COI.

O COI escolheu Pequim nesta sexta-feira como sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, que também eram desejados pela cidade de Almaty, no Cazaquistão, o que torna a capital chinesa a primeira cidade da história a sediar Jogos Olímpicos de Verão (2008) e de Inverno. EFE