70% das vagas do Fies 2016 serão para cursos apontados como prioritários pelo MEC

  • Por Jovem Pan
  • 14/12/2015 13h30

Cursos de medicina tiveram a maior nota

Folhapress Alunos prestam Vestibular 2014 da Fuvest

Cerca de 70% do total de vagas do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para o 1º semestre de 2016 serão para cursos tidos como prioritários pelo Ministério da Educação. As áreas são as de saúde, engenharia e formação de professor.

Tais graduações já receberam prioridade no último edital do programa do governo federal, no entanto, ainda não se tinha definições de reserva de vagas. No Diário Oficial da União desta segunda-feira (14), a pasta publicou uma portaria com o cronograma para adesão de instituições privadas à primeira edição do Fies em 2016, além das regras para a seleção.

Posteriormente ocorrerá a definição do número de vagas por escola, local de oferta e turma. Na última edição, o Fies ofertou 61,5 mil vagas. Em 2015 foram 313,9 mil novos contratos.

Critérios como pontuação mínima no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), renda familiar per capita (até 2,5 salários mínimos) e conceito do curso estarão mantidos.

O prazo de adesão das escolas particulares começa nesta segunda-feira (14) e acaba na próxima segunda (21). O Ministério da Educação manteve a previsão de 5% de desconto para os financiamentos em relação ao valor das mensalidades, mas reduziu o percentual de alunos com financiamento em cada curso.

*Com informações do jornal Folha de S. Paulo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.