Acordos de cessar-fogo entram em vigor em várias cidades da Síria
Beirute, 12 ago (EFE).- As partes em conflito nas cidades sírias de Al Zabadani, Madaya, Bukain, Fua e Kefraya chegaram a vários acordos de cessar-fogo, que devem entrar em vigor nesta quarta-feira, para facilitar as negociações e conseguir o fim das hostilidades.
O Observatório Sírio de Direitos Humanos afirmou que espera-se que essas paralisações durem 48 horas em cada cidade para que o diálogo continue entre as delegações iranianas e o Hezbollah, aliados do regime de Damasco, e as organizações rebeldes locais.
Al Zabadani, Madaya e Bukain ficam na periferia de Damasco.
A primeira dessas cidades é importante por sua localização estratégica, já que está perto da fronteira com o Líbano e na rota que une a capital com os redutos governamentais no litoral, e é palco de uma ofensiva das autoridades desde 4 de julho.
Fua e Kefraya são duas cidades de maioria xiita da província de Idlib, controlada quase totalmente pela Frente al Nusra, filial síria da Al Qaeda, e outras facções, que nas últimas semanas redobraram seus ataques contra estas duas localidades.
Segundo o Observatório, atualmente as negociações entre ambos lados se centram em dois pontos: garantir aos combatentes do grupo rebelde Movimento Islâmico dos Livres de Sham vários ônibus para tirá-los de Al Zabadani e a entrada de ajuda humanitária e comida em Kefraya e Fua.
No entanto, algumas facções que estão junto aos também chamados Livres de Sham se recusam a sair de Al Zabadani.
Estas medidas de cessar-fogo coincidem com a visita hoje a Damasco do ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohamad Javad Zarif.
A Síria é há mais de quatro anos palco de um conflito que causou mais de 240.000 mortes, segundo o Observatório. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.