Aeronave cai em Santos, litoral paulista

  • Por Jovem Pan
  • 13/08/2014 11h12
  • BlueSky
Futura Press/Folhapress Corpo de Bombeiros é enviado para local de acidente em Santos

O candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB) morreu nesta quarta-feira (13) em um desastre aéreo em Santos, no litoral de São Paulo.Estavam na aeronave o candidato e mais seis pessoas, sendo cinco passageiros e dois tripulantes. Alexandre da Silva, fotógrafo Carlos Augusto Leal Filho (Percol), assessor Geraldo da Cunha, piloto Marcos Martins, piloto Pedro Valadares Neto, assessor e Marcelo Lira, cinegrafista, também morreram no acidente.

A aeronave partiu do Rio de Janeiro com destino ao Guarujá (SP) e, segundo o Comando da Aeronáutica, o modelo é um Cessna 560XL, com prefixo PR-AFA. Inicialmente, acreditou-se que seria um helicóptero, mas, às 11h42, confirmou-se que o acidente envolve um jato executivo de uma empresa de Ribeirão Preto (SP).  

A Aeronáutica informou ainda que quando a aeronave se preparava para o pouso, foi necessário arremeter por causa do mau tempo. Em seguida, a comunicação com o bimotor foi perdida. O órgão confirmou que vai iniciar investigações para saber o que aconteceu de fato.

O repórter JOVEM PAN Carlos Aros informou que o governador Geraldo Alckmin cancelou sua agenda desta quarta-feira para acompanhar os trabalhos no local do acidente, em Santos. O repórter JOVEM PAN Guilherme Amaral informou que equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros trabalharam no local junto à Defesa Civil e à Polícia Militar. 

 

Testemunhas

Em entrevista ao repórter JOVEM PAN Marcelo Mattos, o comerciante Edvaldo Francisco de Jesus, que trabalha perto do local do acidente, disse que houve pânico entre as pessoas que estavam ao redor.

“Muito tenso. Eu estava conversando com um amigo e ouvi aquele barulho. Correria, todo mundo gritando, vidro estraçalhado no chão e pessoas saindo da residência”, descreveu Jesus o cenário do acidente.  

Ainda de acordo com a testemunha, há feridos, inclusive, os que estavam em terra. Essas vítimas foram atendidas em frente ao ponto em que o helicóptero caiu.

A ouvinte JOVEM PAN Eliana Rodrigues disse que também presenciou muito pavor e correira na região e descreveu a situação de momento, por volta das 11h50: “Tem muita gente na rua, tem bastante polícia, tem carro do Samu. O que eu ouvi é que tem vítimas”.

 

Posicionamento oficial 

Comando da Aeronáutica:

O Comando da Aeronáutica informa que nesta quarta-feira (13/08), por volta das 10h, uma aeronave Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, caiu na cidade de Santos, no litoral de São Paulo.

A aeronave decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá (SP). Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave.

A Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os fatores que possam ter contribuído para o acidente.

Brasília, 13 de agosto de 2014.

Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic

Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.