Al Qaeda na Síria mantém 35 reféns na fronteira com Jordânia

  • Por Agencia EFE
  • 04/04/2015 14h11

Beirute, 4 abr (EFE).- A Frente al Nusra, braço sírio da Al Qaeda, mantém como reféns 35 pessoas, todas elas motoristas, na passagem fronteiriça de Nasib, no limite com a Jordânia, cujo controle conquistou das forças do regime de Bashar al Assad na quarta-feira, informou hoje o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A ONG disse que vários dos reféns são de nacionalidade libanesa e que eles estão detidos desde o dia em que a milícia tomou o controle do cruzamento.

Ontem, a Agência Nacional de Notícias libanesa (ANN) afirmou que 10 caminhoneiros libaneses eram mantidos como reféns por homens armados em Nasib, enquanto outros motoristas tinham conseguido escapar.

A Frente al Nusra assumiu o controle da entrada principal da passagem, e todos que desejam entrar no território sírio pelo local deve pedir permissão ao “emir” do braço da Al Qaeda que está no cruzamento.

Os combatentes radicais tomaram 300 veículos que estavam na zona livre da fronteira entre a Síria e a Jordânia, e os levou para território sírio. Além disso, roubou o conteúdo dos armazéns e caminhões.

Nasib era a última passagem oficial na fronteira com a Jordânia que permanecia sob o poder das autoridades sírias.

No dia 1º de abril, a Jordânia decidiu fechar “temporariamente” seu lado na fronteira com a Síria, enquanto Damasco anunciou no dia seguinte o fechamento de Nasib e disse que consideraria “ilegal” a passagens de pessoas ou veículos procedentes da Jordânia.

O cruzamento é um dos principais entre os dois países e por ele passa a rodovia internacional que liga Damasco a Amã. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.