Alckmin diz que não há decisão sobre racionamento, mas técnicos admitem que medida pode ser tomada ainda no 1º semestre

  • Por Jovem Pan
  • 31/01/2015 11h15

O governador de São Paulo Ernesto Rodrigues/Folhapress Governador Geraldo Alckmin em entrega de obra para aumentar a vazão do Alto Tietê

O governador Geraldo Alckmin declarou que, por enquanto, não existe decisão sobre o racionamento de água no Estado. A Sabesp afirmou que, em um caso extremo, São Paulo ficaria cinco dias com as torneiras vazias na semana.

A empresa também negou uma definição, mas os técnicos admitiram que a medida poderá ser adotada ainda no primeiro semestre. Alckmin explicou que outras medidas vêm dando resultado como forma de preservar o Sistema Cantareira.

“Em relação ao rodízio, não há uma decisão tomada. Esse é um tema que a Sabesp vem monitorando todo dia. Nós optamos pela válvula redutora de pressão, pois assim não zera o sistema”, explicou o governador.

Em meio a possibilidade de racionamento em São Paulo, o volume do Cantareira segue inalterado, desde domingo em 5,1%. O especialista em recursos hídricos e professor da Unicamp, Antônio Carlos Zuffo, avaliou que a chuva abaixo da média preocupa: “se nós considerarmos o dia de hoje, o total precipitado nesse mês foi apenas 55% da média. Se continuar nessa tendência em fevereiro e março, não vai haver recuperação nem mesmo do volume morto utilizado”.

Ao contrário do Cantareira, o nível do Alto Tietê voltou a cair: está em 10,6%. O volume da Guarapiranga subiu de novo, de 47,8% para 48,2%, e é o manancial mais beneficiado pela chuva. O Alto Cotia ficou estável e os sistemas Rio Grande e Rio Claro tiveram queda de nível.

Falando ao repórter Thiago Uberreich, a diretora da Fundação SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro, defendeu o uso da água da Billings, como já foi cogitado: “é o momento agora de todo mundo olhar de forma séria e efetiva para isso e tentar fazer com que uma bacia, um sistema, possa socorrer o outro. Estamos em uma situação limite”.

A diretora ainda destacou que o Estado deve investir mais na limpeza de mananciais e no reuso da água. Nesta sexta-feira (30), os governos federal e estadual lançaram a licitação para a obra de transposição do rio Paraíba do Sul.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.