Alemanha destina mais 85 milhões de euros à luta contra o ebola

  • Por Agencia EFE
  • 16/10/2014 09h35
  • BlueSky

Berlim, 16 out (EFE).- A Comissão de Orçamentos do parlamento alemão aprovou um novo aporte financeiro, no valor de 85 milhões de euros, para a luta contra o ebola nos países africanos mais atingidos pela epidemia, além dos 17 milhões estipulados anteriormente, informaram nesta quinta-feira fontes parlamentares.

O grupo conservador da CDU/CSU, a coligação majoritária no legislativo, detalhou o acordo em um comunicado, no qual lembrou a situação “dramática” vivida em Serra Leoa, Libéria e Guiné e o risco de que a epidemia saia de controle.

“O ebola e outras epidemias similares não podem ser detidas nas fronteiras. Elas envolvem todos nós”, ressaltou hoje no plenário do parlamento a chanceler, Angela Merkel, ao enumerar os principais desafios que a comunidade internacional tem pela frente e, além disso, defendeu uma maior cooperação internacional na luta contra o ebola.

Seguindo essa linha, seu grupo político no parlamento destacou a necessidade de garantir que a ajuda seja efetiva diante de uma epidemia com cerca de 4,5 mil mortes e 9 mil casos de contágio.

Os 85 milhões de euros adicionais aprovados serão dirigidos tanto a projetos de controle do ebola como a iniciativas destinadas a evitar os danos econômicos e sociopolíticos que a epidemia causa nos países mais afetados.

No longo prazo, o objetivo é aprimorar os sistemas de saúde da região da África Ocidental, meta para a qual a Alemanha disponibilizou de 700 milhões de euros. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.