Alemanha exige do próximo governo grego que cumpra o pactuado no resgate

  • Por Agencia EFE
  • 21/08/2015 10h18

Berlim, 21 ago (EFE).- O Governo da Alemanha disse nesta sexta-feira não se estar surpreso com a renúncia do primeiro-ministro da Grécia, Aleis Tsipras, e sustentou que o próximo executivo de Atenas deve implementar as condições estipuladas no terceiro resgate e advertiu que qualquer atraso adiará as ajudas.

O porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, garantiu à imprensa que da leitura dos meios de imprensa gregos nas últimas semanas e, à vista da perda da maioria parlamentar, era previsível o anúncio feito ontem pelo líder do Syriza.

Berlim defendeu “não comentar assuntos internos” de outros países, mas quis deixar clara a postura do governo da chanceler Angela Merkel a respeito da “incerteza” gerada pela renúncia e pela convocação extraordinária de eleições na Grécia, as sextas em oito anos.

“O programa de ajuda foi assinado com a República grega e sobre isso nada mudou. Assim se procede na União Europeia. Certamente, o governo alemão espera (do próximo Executivo em Atenas) a implementação das reformas e dos acordos incluídos no Memorando”, afirmou Seibert.

O porta-voz governamental assinalou que Tsipras informou previamente a Merkel de sua decisão de renunciar e antecipar as eleições parlamentares após apenas sete meses no Executivo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.