Alemanha planeja terceiro pacote de ajuda para Grécia, segundo “Der Spiegel”

  • Por Agencia EFE
  • 01/02/2014 15h08

Berlim, 1 fev (EFE).- O ministro de Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, planeja conceder um terceiro pacote de ajuda para a Grécia entre US$ 10 bilhões e US$ 20 bilhões de euros, que estaria condicionado ao governo de Atenas dar passos mais firmes no caminho das reformas, segundo informações da revista Der Spiegel.

Em uma antecipação da edição que será publicada neste domingo, a publicação revelou o conteúdo de um relatório interno do departamento de Finanças no qual é citado o novo pacote de ajuda, que poderia ser apresentado antes das eleições ao Parlamento europeu de 25 de maio.

Segundo o documento, o pacote poderia ser ou um novo perdão da dívida ou um programa limitado de apoio pelo qual a Grécia teria acesso a mais liquidez por meio dos fundos europeus de resgate.

A ajuda estaria novamente condicionada à aplicação de um rigoroso plano de reformas realizado pelo Executivo grego.

No começo do ano, Schäuble garantiu que a Grécia receberia uma ajuda europeia se cumprisse com todos seus compromissos, continuasse com seu processo de reformas e seguisse necessitando de um impulso financeira.

O ministro apontava esta necessidade, no entanto, para um período mais distante.

Segundo Schäuble, era necessário esperar até a metade do ano para comprovar se o novo apoio financeiro era mesmo necessário. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.