Alerta por risco de erupção em vulcão do sudoeste do Japão é mantido

  • Por Agencia EFE
  • 17/08/2015 04h58

Tóquio, 17 ago (EFE).- A Agência Meteorológica do Japão (Jama, na sigla em inglês) manteve o alerta perante a possível erupção do monte Sakurajima (sudoeste), situado a 50 quilômetros da usina atômica de Sendai, perante o aumento de atividade sísmica na região.

O organismo oficial pediu nesta segunda-feira às localidades próximas ao vulcão a permanecerem preparadas após elevar no sábado de 3 para 4 – de uma escala de 5 – seu nível de alerta para o Sakurajima perante o forte aumento de terremotos vulcânicos.

A Jama registrou no sábado passado mais de mil movimentos tectônicos, alguns perceptíveis para as pessoas, e, embora a atividade tenha diminuído, no domingo ocorreram mais de 70 destes tremores nas proximidades do vulcão.

As advertências afetam os pequenos municípios de Arimura e Furusato, situados a cerca de 3 quilômetros de duas das crateras do vulcão e onde vivem pouco mais de 70 pessoas divididas em cerca de 50 casas.

Todos eles permanecem hoje em refúgios habilitados no sábado pelas autoridades locais.

A agência japonesa alertou do perigo para as áreas residenciais da queda de grandes rochas e de fluxo piroclástico (nuvem de gases e rocha vulcânica).

Também advertiu da possibilidade de que as explosões de uma erupção possam quebrar as janelas dos imóveis mais próximos.

O vulcão fica, além disso, a cerca de 50 quilômetros da usina nuclear de Sendai, embora a Kyushu Electric Power, operadora da central, tenha minimizado a importância do anúncio no sábado passado ao considerar que uma erupção não afetará o normal funcionamento da unidade.

Sendai foi reativada no dia 11 de agosto após dois anos de interrupção do funcionamento das usinas nucleares no Japão, motivada pelo acidente causado na central de Fukushima pelo terremoto e tsunami que arrasou o nordeste do país em março de 2011. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.