Amazonas e Açores são os destaques da Feira de Turismo de Lisboa
Adrián Espallargas.
Lisboa, 15 mar.- Distantes e surpreendentes, o estado do Amazonas e o arquipélago luso dos Açores são os destinos que se destacam na Feira Internacional de Turismo de Lisboa (BTL), a mais importante de Portugal.
Navegar no maior rio do mundo ou desfrutar da poderosa paisagem da “Lagoa das Sete Cidades” são duas das atividades usadas para tentar seduzir os turistas para as duas regiões convidadas desta edição da feira, que termina neste domingo.
O Amazonas, que procura se promover a partir da Copa do Mundo, é o convidado internacional garantindo a região uma maior presença na BTL.
“O Amazonas espera de braços abertos os mais de 100 mil turistas que inundarão nossas ruas nos dias da Copa”, disse à Agência Efe a presidente de VisitAmazonas – organização de turismo da região – Oreni Campelo.
Para ela, a Copa é uma oportunidade para que turistas de todo o mundo possam conhecer Manaus e todas as suas peculiaridades.
“Somos o estado mais bonito do Brasil e temos uma ampla oferta de atividades como navegar no rio Amazonas, visitar a floresta e conhecer as comunidades indígenas”, explicou.
A expectativa é que a o número de turistas europeus aumente, já que a companhia aérea TAP passará a fazer um novo voo ligando Manaus e Lisboa.
Se o destino internacional é brasileiro, o nacional é o arquipélago dos Açores.
“Estamos muito orgulhosos de ser um dos dois destinos convidados”, disse à Agência Efe o diretor de Turismo dos Açores, Francisco Coelho.
Situadas a duas horas de voo de Lisboa, os Açores são um “monumento à natureza” e o turismo sustentável graças a suas estritas políticas de conservação que atraem mais de um milhão e meio de turistas por ano.
“Durante os últimos quatro anos fomos reconhecidos como um dos lugares mais espetaculares do mundo pela revista “National Geographic””, acrescenta Coelho.
Nos pavilhões da BTL também há representação espanhola das regiões que mais recebem turistas portugueses durante o ano: Andaluzia e Estremadura, que fazem limite com Portugal e têm importantes e extensas relações econômicas.
Portugal tem três conexões durante o ano com a ensolarada região do sul da Espanha (Lisboa- Sevilha, Lisboa-Málaga e Porto- Sevilha) e está para abrir um voo entre Lisboa e Almeria, com o que se espera um aumento do turismo luso.
A BTL é uma das maiores oportunidades para várias regiões receptoras de turismo luso de mostrar-se em Portugal, já que conta com 30 mil metros de exposição – divididos em três pavilhões – e em 2013 recebeu a visita de, aproximadamente, 65 mil pessoas, número que a organização espera superar neste ano. EFE
aen/cdr
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.